O Conceito de competÊncia apresenta-se de forma polissÊmica para os agentes que compÕem o processo de ensino aprendizagem. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho É abstrair a noÇÃo de competÊncia adotada pela comunidade escolar do Instituto Federal de EducaÇÃo, CiÊncia e Tecnologia do Tocantins e buscar analisar a aplicaÇÃo dos currÍculos dos cursos tÉcnicos subsequentes, suas nuances e reformulaÇÕes sofridas ao longo dos anos. Para tanto, foram observados os trÊs primeiros cursos implantados pela Rede Federal de EducaÇÃo Profissional e TecnolÓgica no Campus-Palmas. A partir do debate e reflexÃo dos currÍculos e prÁticas pedagÓgicas, no Âmbito do IFTO, pretende-se proporcionar À instituiÇÃo uma redefiniÇÃo de sua prÓpria identidade enquanto agente formadora, perante o seu papel cultural, polÍtico e social enquanto espaÇo para produÇÃo do conhecimento. O estudo empÍrico realizado verificou a forma na qual o modelo da competÊncia influenciou na elaboraÇÃo e na implantaÇÃo dos currÍculos, uma vez que o modelo proposto pelos documentos oficiais nÃo fora concretizado.