O ESTÁGIO CURRICULAR E A INVESTIGAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: A GEOGRAFIA E OS RECURSOS DE ENSINO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MARACANAÚ- CEARÁ
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61397 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1580 "inscrito_id" => 10098 "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR E A INVESTIGAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: A GEOGRAFIA E OS RECURSOS DE ENSINO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MARACANAÚ- CEARÁ" "resumo" => "O TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E PARTILHADAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA I, REALIZADO NO 5º SEMESTRE DO CURSO GEOGRAFIA/UFC (2019.1). O OBJETIVO CONSISTE NA ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA; INTEGRAR O LICENCIANDO NO CAMPO DE ATUAÇÃO TENDO A ESCOLA COMO OBJETO DE ANÁLISE. A ABORDAGEM DO ESTÁGIO-PESQUISA É QUALI-QUANTITATIVA, DO TIPO PARTICIPATIVA. SÃO TEMAS PRINCIPAIS DA ANÁLISE: ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA. A PESQUISA NO ESTÁGIO CONSTITUI-SE UM MÉTODO UTILIZADO NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E DE ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE ESCOLAR. FORAM REALIZADOS PROCEDIMENTOS DE LEITURAS DE DOCUMENTOS DA ESCOLA, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E DO ENTORNO DA ESCOLA, NUMA TENTATIVA DE COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR. NO PERCURSO DA PESQUISA PODE-SE OBSERVAR QUE EXISTE UMA CORRELAÇÃO ENTRE A DINÂMICA DA ESCOLA, A REALIDADE DOS ESTUDANTES E A VIVÊNCIA ENTRE OS GRUPOS; TEMOS UMA SÉRIE DE PROBLEMÁTICAS ONDE O ESTÁGIO NOS POSSIBILITA PERCEBER COMO SÃO PLURAIS AS REALIDADES DAS ESCOLAS EM DIVERSAS SITUAÇÕES DEVIDO ÀS TROCAS DE EXPERIÊNCIA, O COMPARTILHAMENTO DAS ATIVIDADES, AS MUDANÇAS DE ORIENTAÇÕES TANTO DA GESTÃO, QUANTO AOS CONTEXTOS EM QUE AS ESCOLAS ESTÃO INSERIDAS. PERCEBER TODAS ESSAS ADVERSIDADES EM POUCO MAIS DA METADE DO CURSO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA, POIS TER O CONTATO A REALIDADE DAS ESCOLAS NOS PREPARA PARA OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO,, GEOGRAFIA, DOCÊNCIA, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10098_14082019164812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGÉLICA DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANGÉLICA RODRIGUES" "autor_email" => "rodrigues.angelicasilva@g" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61397 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1580 "inscrito_id" => 10098 "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR E A INVESTIGAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: A GEOGRAFIA E OS RECURSOS DE ENSINO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MARACANAÚ- CEARÁ" "resumo" => "O TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E PARTILHADAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA I, REALIZADO NO 5º SEMESTRE DO CURSO GEOGRAFIA/UFC (2019.1). O OBJETIVO CONSISTE NA ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA; INTEGRAR O LICENCIANDO NO CAMPO DE ATUAÇÃO TENDO A ESCOLA COMO OBJETO DE ANÁLISE. A ABORDAGEM DO ESTÁGIO-PESQUISA É QUALI-QUANTITATIVA, DO TIPO PARTICIPATIVA. SÃO TEMAS PRINCIPAIS DA ANÁLISE: ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA. A PESQUISA NO ESTÁGIO CONSTITUI-SE UM MÉTODO UTILIZADO NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E DE ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE ESCOLAR. FORAM REALIZADOS PROCEDIMENTOS DE LEITURAS DE DOCUMENTOS DA ESCOLA, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E DO ENTORNO DA ESCOLA, NUMA TENTATIVA DE COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR. NO PERCURSO DA PESQUISA PODE-SE OBSERVAR QUE EXISTE UMA CORRELAÇÃO ENTRE A DINÂMICA DA ESCOLA, A REALIDADE DOS ESTUDANTES E A VIVÊNCIA ENTRE OS GRUPOS; TEMOS UMA SÉRIE DE PROBLEMÁTICAS ONDE O ESTÁGIO NOS POSSIBILITA PERCEBER COMO SÃO PLURAIS AS REALIDADES DAS ESCOLAS EM DIVERSAS SITUAÇÕES DEVIDO ÀS TROCAS DE EXPERIÊNCIA, O COMPARTILHAMENTO DAS ATIVIDADES, AS MUDANÇAS DE ORIENTAÇÕES TANTO DA GESTÃO, QUANTO AOS CONTEXTOS EM QUE AS ESCOLAS ESTÃO INSERIDAS. PERCEBER TODAS ESSAS ADVERSIDADES EM POUCO MAIS DA METADE DO CURSO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA, POIS TER O CONTATO A REALIDADE DAS ESCOLAS NOS PREPARA PARA OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO,, GEOGRAFIA, DOCÊNCIA, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10098_14082019164812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGÉLICA DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANGÉLICA RODRIGUES" "autor_email" => "rodrigues.angelicasilva@g" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }