O TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E PARTILHADAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA I, REALIZADO NO 5º SEMESTRE DO CURSO GEOGRAFIA/UFC (2019.1). O OBJETIVO CONSISTE NA ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA; INTEGRAR O LICENCIANDO NO CAMPO DE ATUAÇÃO TENDO A ESCOLA COMO OBJETO DE ANÁLISE. A ABORDAGEM DO ESTÁGIO-PESQUISA É QUALI-QUANTITATIVA, DO TIPO PARTICIPATIVA. SÃO TEMAS PRINCIPAIS DA ANÁLISE: ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA. A PESQUISA NO ESTÁGIO CONSTITUI-SE UM MÉTODO UTILIZADO NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E DE ANÁLISE CRÍTICA DA REALIDADE ESCOLAR. FORAM REALIZADOS PROCEDIMENTOS DE LEITURAS DE DOCUMENTOS DA ESCOLA, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E DO ENTORNO DA ESCOLA, NUMA TENTATIVA DE COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR. NO PERCURSO DA PESQUISA PODE-SE OBSERVAR QUE EXISTE UMA CORRELAÇÃO ENTRE A DINÂMICA DA ESCOLA, A REALIDADE DOS ESTUDANTES E A VIVÊNCIA ENTRE OS GRUPOS; TEMOS UMA SÉRIE DE PROBLEMÁTICAS ONDE O ESTÁGIO NOS POSSIBILITA PERCEBER COMO SÃO PLURAIS AS REALIDADES DAS ESCOLAS EM DIVERSAS SITUAÇÕES DEVIDO ÀS TROCAS DE EXPERIÊNCIA, O COMPARTILHAMENTO DAS ATIVIDADES, AS MUDANÇAS DE ORIENTAÇÕES TANTO DA GESTÃO, QUANTO AOS CONTEXTOS EM QUE AS ESCOLAS ESTÃO INSERIDAS. PERCEBER TODAS ESSAS ADVERSIDADES EM POUCO MAIS DA METADE DO CURSO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA, POIS TER O CONTATO A REALIDADE DAS ESCOLAS NOS PREPARA PARA OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA.