O PRESENTE TRABALHO TEM O PROPÓSITO DE MAPEAR E ANALISAR A PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O CAMPO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), NO PERÍODO DE 2012 A 2018. PRETENDEMOS, POR MEIO DO ESTADO DE CONHECIMENTO, EFETIVAR UM BALANÇO DAS PESQUISAS SOBRE OS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE ASSIM, SE CONFIGURANDO COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EMBASADA EM AUTORES COMO GONÇALVES (2017), MIRANDA (2009) ENTRE OUTROS, COM O OBJETIVO GERAL DE MAPEAR E ANALISAR, AS PRODUÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES E SEUS OBJETOS DE ESTUDO, SOBRE A INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS PCD’S MEDIANTE A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE, PRESENTES NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) , DE MANEIRA ESPECÍFICA IDENTIFICAR AS ÁREAS DE CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES, ALÉM DO QUANTITATIVO DE TRABALHOS, DE TESES E DISSERTAÇÕES, QUE VINCULEM A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE. A PARTIR DOS RESULTADOS, OBSERVOU-SE QUE AS PESQUISAS RELACIONADAS À INCLUSÃO, NO QUE TANGE OS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE, TIVERAM UM AUMENTO NAS PRODUÇÕES NOS ÚLTIMOS ANOS, ISSO EM CONSEQUÊNCIA DOS AVANÇOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM QUE FICOU EVIDENCIADO A MISSÃO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADES-NAI NA CONSTRUÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR