ESTE TRABALHO DISCUTE A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO QUE ASSUME A FUNÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE E APRESENTA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DESENVOLVIDO PELA CÉLULA DE FORMAÇÃO, PROGRAMAS E PROJETOS PARA ESSES PROFISSIONAIS, EM ESPECIAL O MÓDULO 02: LEGISLAÇÃO, PROGRAMAS E PROJETOS. OBJETIVAMOS EXPLICITAR DETALHES DE TAL MÓDULO E AS IMPRESSÕES QUE OS CURSISTAS CONCLUDENTES DA PRIMEIRA TURMA OFERTADA EXPRIMIRAM ATRAVÉS DA PESQUISA AVALIATIVA FEITA AO FINAL DO CURSO, NA QUAL IDENTIFICAMOS QUE A UNIDADE QUE ABORDOU O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA FOI A DE MAIOR DESTAQUE, POR TER FORNECIDO CONHECIMENTOS QUE PROVOCARÃO DIFERENÇAS QUANTO À ATUAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. INICIALMENTE, APRESENTAMOS QUEM É ESSE PROFISSIONAL E QUE PAPEL ASSUME NO COTIDIANO ESCOLAR. LOGO APÓS DISCUTIMOS A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O COORDENADOR PEDAGÓGICO, TENDO EM VISTA AS
DEFICIÊNCIAS COMUMENTE APRESENTADAS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL. TAMBÉM DISCORREMOS SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOS COORDENADORES ESCOLARES DA SEFOR E SOBRE O MÓDULO QUE TRATA SOBRE A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, DESTACANDO A UNIDADE QUE DISCUTIU O ECA E SUA IMPORTÂNCIA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO, QUE, ASSIM COMPREENDIDO, PROMOVE UMA CULTURA DE EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS. POR FIM, APRESENTAMOS A AVALIAÇÃO FEITA PELOS COORDENADORES QUE CONCLUÍRAM A PRIMEIRA OFERTA DESSE MÓDULO, NA QUAL SE DESTACAM OS DEPOIMENTOS QUE RESSALTAM A IMPORTÂNCIA E OS SIGNIFICADOS QUE AS INTERAÇÕES COM OS PARES E O MATERIAL DISPONIBILIZADO NO CURSO ALCANÇARAM EM SUAS PRÁXIS PERANTE A COMUNIDADE ESCOLAR.