O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), TEM POR OBJETIVO CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR VINCULADAS A CAPES, PROPORCIONANDO UMA MAIOR APROXIMAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE ENSINO PÚBLICO, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA MAIOR RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA, O PROGRAMA TAMBÉM É DIRECIONADO A CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES JÁ EM EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA , JÁ QUE O MESMO NECESSITA DE UM PROFESSOR (PRECEPTOR)DO ENSINO BÁSICO PARA COMPOR SUA FORMAÇÃO. DIANTE DESSES FATOS, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR DE HISTÓRIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP DO SUBPROJETO DE HISTÓRIA, DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA – (UNILAB), A PARTIR DO PRIMEIRO CICLO DO PROGRAMA NA ESCOLA-CAMPO EEF PADRE ANTÔNIO CRISÓSTOMO DO VALE, SITUADA NO MUNICÍPIO DE ACARAPE – CEARÁ, EM DUAS TURMAS DE HISTÓRIA DE 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. METODOLOGICAMENTE O PRESENTE TRABALHO ORIENTA-SE DE ABORDAGEM QUALITATIVA, E NA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NOS PROPORCIONOU UM RELEVANTE ENTENDIMENTO DO TRABALHO DOCENTE, AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS EM SALA DE AULA NOS PERMITIRAM COMPREENDER UM POUCO MAIS O UNIVERSO REAL DA ESCOLA E DO PRÓPRIO ENSINO DE HISTÓRIA.