O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA-SE ANALISAR A TRAJETÓRIA DAS MÃES DISCENTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MARANHÃO UFMA-CAMPUS VII CODÓ, TENDO COMO PROPÓSITO REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELAS MÃES UNIVERSITÁRIAS. PARA TANTO, PRETENDE-SE COMPREENDER TAMBÉM ELEMENTOS RELACIONADOS AO CENÁRIO ACADÊMICO QUE REAFIRMAM A DESIGUALDADE DE GÊNEROS, ALÉM DE ASSOCIAR AS RESPONSABILIDADES SOCIAIS VINCULADAS À UNIVERSIDADE AO PROCESSO EMANCIPATÓRIO DO “SER MULHER”, QUE ENFATIZAM EM SUAS NARRATIVAS AS RELAÇÕES E OS DESAFIOS SOBRE O EMPODERAMENTO NO ESPAÇO ACADÊMICO NESTE MUNICÍPIO. DESSE MODO, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PARA APROFUNDAR A PESQUISA, FORAM DIVIDIDOS EM DOIS MOMENTOS: NO PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO, MULHERES E TRAJETÓRIAS, UTILIZANDO, POR EXEMPLO, GONÇALVES (2006); SAFFIOTI (2015), LOURO (2003) POSTERIOR A ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA IN LOCO COM AS MÃES UNIVERSITÁRIAS DA UFMA- CAMPUS CODÓ E A ASSISTENTE ESTUDANTIL A FIM DE CONHECER MELHOR SUA REALIDADE, DESAFIOS E SUPERAÇÕES.