DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 A EDUCAÇÃO DEVE ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA. ENTRETANTO, O FRACASSO ESCOLAR TEM REVELADO A INCOMPLETUDE DE TAL PREMISSA, O QUE PRECISA SER ENFRENTADO COM REFLEXÃO CRÍTICA PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA FAZ-SE NECESSÁRIO CONSIDERAR A CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA FRENTE AOS DESAFIOS RELACIONADOS À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS. O CICLO DA ALFABETIZAÇÃO É UM PERÍODO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DOS ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS, FÍSICOS E COGNITIVOS DA CRIANÇA. PORTANTO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA-AÇÃO É PROMOVER A FORMAÇÃO CONTINUADA NO AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM CADERNO PEDAGÓGICO COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INCLUSIVAS, ORIENTADAS POR TEORIAS SOCIO-INTERACIONISTAS E PRINCÍPIOS NEUROCIENTÍFICOS DE APRENDIZAGEM. PARA TAL IDENTIFICAREMOS A EXPERTISE DA EQUIPE DE PROFESSORES EM PRÁTICAS INCLUSIVAS DE ENSINO E A DEFINIÇÃO CONJUNTA DAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES LÚDICAS, QUE DEVERÃO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS. COMO RESULTADO DA PESQUISA E DO TRABALHO COOPERATIVO ESPERAMOS CONSTRUIR NO CÍRCULO DE ESTUDO REFLEXÕES E SOLUÇÕES PARA DE FATO POTENCIALIZAR A INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR.