O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETO A ANÁLISE DA ATIVIDADE DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR, ENQUANTO UMA RAMIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DO PROFISSIONAL APLICADA E ESPECIALIZADA, AVALIANDO AS DIMENSÕES DE SUA ATUAÇÃO, O GRAU DE CONTRIBUIÇÃO POSSÍVEL PARA ESTA MODALIDADE DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO, SUAS LIMITAÇÕES, REALIDADES E POSSIBILIDADES. BUSCAR-SE-Á, POIS, A DEFINIÇÃO DO PAPEL DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR EM UMA CONCEITUAÇÃO DE NÃO PROTAGONISMO, DE INSERÇÃO EM UMA EQUIPE PEDAGÓGICA MULTIDISCIPLINAR CUJOS BONS RESULTADOS SÃO ESPERADOS EM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE QUE ATENDA O PÚBLICO ALVO DA ESCOLA DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL, O ALUNO, PROPORCIONANDO A ESTE NÃO APENAS UM AMBIENTE DE APRENDIZADO, MAS TAMBÉM DE CRESCIMENTO PESSOAL E SEGURIDADE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A QUAL SE APLICOU O MÉTODO HIPOTÉTICO DEDUTIVO PRECONIZADO POR LAKATTOS ET AL (2005) – EM QUE OS ARTIGOS, LIVROS E DEMAIS DOCUMENTOS PESQUISADOS SÃO POSTOS A PROVA EM TORNO DE HIPÓTESES QUE PERMITEM, MEDIANTE UMA AVALIAÇÃO DEDUTIVA NA QUAL OCORRE A DISCUSSÃO, QUE POR SUA VEZ APRESENTA EM SÍNTESE RESULTADOS CONFIÁVEIS. O ESTUDO APRESENTOU ASPECTOS CONCLUSIVOS, QUANTO À IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO NECESSÁRIO NA ESCOLA, NEM SEMPRE CONTADO COM AS MELHORES CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO, MAS QUE, QUANDO INTEGRADO NO PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR, APRESENTA BONS RESULTADOS EM RELAÇÃO À FUNÇÃO ESCOLAR DE EDUCAR E FORMAR SERES HUMANOS PLENOS E CAPAZES.