ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, A BUSCA POR ARTIGOS E LIVROS PUBLICADOS SOBRE A TEMÁTICA FOI REALIZADA. PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUE COLABORARAM NA DEFESA DA IMPORTÂNCIA DESSE ENSINO NOS ANOS INICIAIS, UMA VEZ QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS COLABORA PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO. E DESCOBRIU-SE QUE, A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS É POSSÍVEL QUE A CRIANÇA SE DESENVOLVA MELHOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. APÓS LEITURAS PERCEBEU-SE QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTÁ INTRINSICAMENTE LIGADA A ESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE À PRÁTICA PEDAGÓGICA CABE O CONHECIMENTO E A INTENCIONALIDADE VOLTADOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRO DA CRIANÇA. POIS QUANDO O PROFESSOR VIVENCIA UMA FORMAÇÃO DE APROPRIAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS, SUA ATIVIDADE DIÁRIA, SUA PRÁXIS, TORNA-SE CADA VEZ MAIS VOLTADA PARA A COLABORAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS POR PARTE DE SEUS ALUNOS. PORTANTO, TRABALHAR COM CIÊNCIAS NA SALA DE AULA ALÉM DE DESAFIADOR É DE GRANDE SIGNIFICAÇÃO.