UM DOS MAIORES DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA ATUAL É O EXERCÍCIO DE UMA GESTÃO QUE PREZE PELA PARTICIPAÇÃO COLETIVA DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR OS ASPECTOS DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA MARIA VIVIANE BENEVIDES GOUVEIA, LOCALIZADA EM FORTALEZA – CEARÁ. ESTA PESQUISA É DO TIPO QUALITATIVA E TEVE COMO METODOLOGIA O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E O TRABALHO DE CAMPO COM REGISTRO FOTOGRÁFICO E UMA ENTREVISTA COM O COORDENADOR PEDAGÓGICO DA ESCOLA. AS PRINCIPAIS LIMITAÇÕES IDENTIFICADAS NA ESCOLA FORAM EM RELAÇÃO AO SEU ESPAÇO FÍSICO QUE ATUALMENTE É PEQUENO PARA QUANTIDADE DE ALUNOS QUE ATENDE, ALÉM DA NECESSIDADE DE UMA RENOVAÇÃO EM SUAS INSTALAÇÕES. A GESTÃO DA ESCOLA TEM UM PERÍODO DE VIGÊNCIA DE 4 ANOS E NÃO É ELEITA ATRAVÉS DE ELEIÇÕES DIRETAS. O REGIMENTO INTERNO EXISTE DESDE 1997 E NUNCA PASSOU POR UMA REFORMULAÇÃO. O CONCELHO ESCOLAR É FORMADO POR PAIS/REPONSÁVEIS, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS E PROFESSORES QUE NA TEORIA DEVEM DEBATER AS PRINCIPAIS DECISÕES DO CONSELHO ESCOLAR. A ESCOLA SEGUE AS DIRETRIZES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. ESTA PESQUISA APONTOU QUE A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA ATUA DE MANEIRA PONTUAL NA ESCOLA JÁ QUE A PRÓPRIA DIREÇÃO NÃO É ELEITA DIRETAMENTE PELA COMUNIDADE ESCOLAR, ENTRETANTO, É PREVISTO A PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NAS DECISÕES. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O APROFUNDAMENTO DA PESQUISA ATRAVÉS DA EXTENSÃO DAS ENTREVISTAS PARA OUTROS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA MOSTRAR SE OS ASPECTOS RELACIONADOS A DEMOCRACIA ESCOLAR QUE FORAM APONTADOS SÃO TAMBÉM VISTOS DA MESMA FORMA POR OUTROS ATORES.