A PESQUISA CONSISTE NUM LEVANTAMENTO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PARA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS DOCENTES EM SALA DE AULA, BEM COMO AS DIFICULDADES DE PRATICAR A LEITURA E A SIGNIFICÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DOCENTES. OS SUJEITOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM DOCENTES, SEXO MASCULINO E FEMININO DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO 1º AO 8º PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR PRIVADA, FACULDADE DO MARANHÃO EM SÃO LUÍS - MA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS PROFESSORES PRATICAM A LEITURA EM SALA DE AULA E OUTROS SOMENTE INDICAM A BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA. OS PROFESSORES QUE NÃO PRATICAM A LEITURA REVELARAM QUE É PELA NATUREZA DA DISCIPLINA MINISTRADA E PELA NECESSIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE APLICAÇÃO DE CONTEÚDO EM SALA DE AULA. OS PROFESSORES DESTACARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE EM PROMOVER A LEITURA, OCORRE PELA NÃO DISPONIBILIDADE DOS MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS NA BIBLIOTECA. POR FIM, CONSTATOU-SE A SIGNIFICÂNCIA DA LEITURA, COMO FONTE DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO, ATIVIDADE DE PRAZER, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL E POR ÚLTIMO UMA PRÁTICA OBRIGATÓRIA. CONCLUI-SE QUE O PROFESSOR É O MAIOR MOTIVADOR DA LEITURA E TEM O PAPEL DE FOMENTAR A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA PARA CRIAÇÃO DO HÁBITO EM DIVERSOS OUTROS AMBIENTES.