Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: LLEITURA, PRÁTICA DE LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58591 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2937 "inscrito_id" => 8138 "titulo" => "A LEITURA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A PESQUISA CONSISTE NUM LEVANTAMENTO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PARA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS DOCENTES EM SALA DE AULA, BEM COMO AS DIFICULDADES DE PRATICAR A LEITURA E A SIGNIFICÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DOCENTES. OS SUJEITOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM DOCENTES, SEXO MASCULINO E FEMININO DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO 1º AO 8º PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR PRIVADA, FACULDADE DO MARANHÃO EM SÃO LUÍS - MA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS PROFESSORES PRATICAM A LEITURA EM SALA DE AULA E OUTROS SOMENTE INDICAM A BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA. OS PROFESSORES QUE NÃO PRATICAM A LEITURA REVELARAM QUE É PELA NATUREZA DA DISCIPLINA MINISTRADA E PELA NECESSIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE APLICAÇÃO DE CONTEÚDO EM SALA DE AULA. OS PROFESSORES DESTACARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE EM PROMOVER A LEITURA, OCORRE PELA NÃO DISPONIBILIDADE DOS MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS NA BIBLIOTECA. POR FIM, CONSTATOU-SE A SIGNIFICÂNCIA DA LEITURA, COMO FONTE DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO, ATIVIDADE DE PRAZER, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL E POR ÚLTIMO UMA PRÁTICA OBRIGATÓRIA. CONCLUI-SE QUE O PROFESSOR É O MAIOR MOTIVADOR DA LEITURA E TEM O PAPEL DE FOMENTAR A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA PARA CRIAÇÃO DO HÁBITO EM DIVERSOS OUTROS AMBIENTES.A PESQUISA CONSISTE NUM LEVANTAMENTO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PARA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS DOCENTES EM SALA DE AULA, BEM COMO AS DIFICULDADES DE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LLEITURA, PRÁTICA DE LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8138_04092019163154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO CORRÊA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "MARIA CRUZ" "autor_email" => "facambiblioteca@yahoo.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58591 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2937 "inscrito_id" => 8138 "titulo" => "A LEITURA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "A PESQUISA CONSISTE NUM LEVANTAMENTO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PARA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS DOCENTES EM SALA DE AULA, BEM COMO AS DIFICULDADES DE PRATICAR A LEITURA E A SIGNIFICÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DOCENTES. OS SUJEITOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM DOCENTES, SEXO MASCULINO E FEMININO DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO 1º AO 8º PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR PRIVADA, FACULDADE DO MARANHÃO EM SÃO LUÍS - MA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS PROFESSORES PRATICAM A LEITURA EM SALA DE AULA E OUTROS SOMENTE INDICAM A BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA. OS PROFESSORES QUE NÃO PRATICAM A LEITURA REVELARAM QUE É PELA NATUREZA DA DISCIPLINA MINISTRADA E PELA NECESSIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE APLICAÇÃO DE CONTEÚDO EM SALA DE AULA. OS PROFESSORES DESTACARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE EM PROMOVER A LEITURA, OCORRE PELA NÃO DISPONIBILIDADE DOS MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS NA BIBLIOTECA. POR FIM, CONSTATOU-SE A SIGNIFICÂNCIA DA LEITURA, COMO FONTE DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO, ATIVIDADE DE PRAZER, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL E POR ÚLTIMO UMA PRÁTICA OBRIGATÓRIA. CONCLUI-SE QUE O PROFESSOR É O MAIOR MOTIVADOR DA LEITURA E TEM O PAPEL DE FOMENTAR A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA PARA CRIAÇÃO DO HÁBITO EM DIVERSOS OUTROS AMBIENTES.A PESQUISA CONSISTE NUM LEVANTAMENTO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PARA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS DOCENTES EM SALA DE AULA, BEM COMO AS DIFICULDADES DE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LLEITURA, PRÁTICA DE LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PRÁTICA DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8138_04092019163154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO CORRÊA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "MARIA CRUZ" "autor_email" => "facambiblioteca@yahoo.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PESQUISA CONSISTE NUM LEVANTAMENTO POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PARA IDENTIFICAR AS PRÁTICAS DE LEITURA DOS DOCENTES EM SALA DE AULA, BEM COMO AS DIFICULDADES DE PRATICAR A LEITURA E A SIGNIFICÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DOCENTES. OS SUJEITOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM DOCENTES, SEXO MASCULINO E FEMININO DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO 1º AO 8º PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR PRIVADA, FACULDADE DO MARANHÃO EM SÃO LUÍS - MA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS PROFESSORES PRATICAM A LEITURA EM SALA DE AULA E OUTROS SOMENTE INDICAM A BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA. OS PROFESSORES QUE NÃO PRATICAM A LEITURA REVELARAM QUE É PELA NATUREZA DA DISCIPLINA MINISTRADA E PELA NECESSIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE APLICAÇÃO DE CONTEÚDO EM SALA DE AULA. OS PROFESSORES DESTACARAM QUE A MAIOR DIFICULDADE EM PROMOVER A LEITURA, OCORRE PELA NÃO DISPONIBILIDADE DOS MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS NA BIBLIOTECA. POR FIM, CONSTATOU-SE A SIGNIFICÂNCIA DA LEITURA, COMO FONTE DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO, ATIVIDADE DE PRAZER, ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL E POR ÚLTIMO UMA PRÁTICA OBRIGATÓRIA. CONCLUI-SE QUE O PROFESSOR É O MAIOR MOTIVADOR DA LEITURA E TEM O PAPEL DE FOMENTAR A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA PARA CRIAÇÃO DO HÁBITO EM DIVERSOS OUTROS AMBIENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.