A LEITURA É PARTE FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO E DO SER HUMANO. ELA SEMPRE VIABILIZA BOAS CONTRIBUIÇÕES EM QUAISQUER COMPONENTES CURRICULARES. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AVERIGUAR QUAIS OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA AQUISIÇÃO DO USO DA SUBJETIVIDADE NA LEITURA E NA ESCRITA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL ANATÁLIA CARNEIRO. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO ANALISAR COMO AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA É DESENVOLVIDA CONSIDERANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CIENTÍFICAS E CULTURAIS NO ÂMBITO ESCOLAR; MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CARACTERIZA-SE, PORTANTO, COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, DE CUNHO EXPLORATÓRIO- DESCRITIVO E ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS; OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 03 (TRÊS) PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL ANATÁLIA CARNEIRO. OS AUTORES QUE FUNDAMENTARAM A PESQUISA ESTÃO MARTINS (1994), FERREIRA (2000), CAVALCANTE, (2011) BRASIL (2017) DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS MOSTRARAM A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CIENTÍFICAS E CULTURAIS DE LEITURA E ESCRITA ADOTADAS PELOS EDUCADORES, A ESCOLA DEVE MOBILIZAR-SE E TRABALHAR EM EQUIPE, VIABILIZANDO ESTRATÉGIAS QUE PROPORCIONEM AOS ALUNOS NOVOS HORIZONTES QUE OS LEVEM A INTERESSAR-SE PELA LEITURA E A ESCRITA E, COM ISSO, SER CAPAZ DE RESSIGNIFICÁ-LA AO SEU MODO, O QUE FACILITARÁ A APRENDIZAGEM PRAZEROSA.