O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A DEFINIÇÃO E PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DO CONCEITO DE FLOR, ESTRUTURA ESTA, UTILIZADA NA REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS E QUE TROUXE BASTANTE SUCESSO EVOLUTIVO PARA ESSE GRUPO DE PLANTAS. COMO MÉTODO UTILIZAMOS A TÉCNICA DO CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO, SUA DINÂMICA É BASEADA EM CICLOS DE ENTREVISTA, COMPOSTA NESSE TRABALHO EM TRÊS MOMENTOS, PRIMEIRAMENTE POR ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, APÓS ESSAS ENTREVISTAS CADA UM TEM A OPORTUNIDADE DE REVER A SUA RESPOSTA E VER AS DOS OUTROS PARTICIPANTES PARA CASO QUISER MODIFICA-LA, E POR FIM UMA SÍNTESE FINAL REALIZADO POR TODOS. FORAM ENTREVISTADOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, FOI LEVADO EM CONSIDERAÇÃO O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ESTUDANTES, TENDO EM VISTA QUE PODEM SURGIR DIFERENTES PONTOS SOBRE A DEFINIÇÃO DESSA ESTRUTURA. DOS DADOS COLETADOS TEMOS COMO RESULTADO DA ANÁLISE INDIVIDUAL POR MEIO DO CHD, QUE ALGUMAS RESPOSTAS APRESENTARAM CONTEÚDO MUITO VAGO, OU SEJA, SEM BASE TEÓRICA, SOBRE A ESTRUTURA EM QUESTÃO, A FLOR. NO SEGUNDO MOMENTO NENHUM DOS ALUNOS OPTARAM POR MODIFICAR SUAS RESPOSTAS. JÁ NA FASE COLETIVA (SÍNTESE), HOUVE UMA REORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS, APRESENTANDO-SE MAIS COMPLETA. ENTRETANTO, PERCEBEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DO CHD COMO FERRAMENTA PARA COLETA DE DADOS POSSIBILITOU POR SEU CARÁTER DINÂMICO E INTERATIVO, A RECONSTRUÇÃO DO CONCEITO E A SUPERAÇÃO DE EQUÍVOCOS CONCEITUAIS QUE PODEM, COMPROMETER A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, CONTRIBUINDO TAMBÉM NO DIÁLOGO E ENFRENTAR DIFICULDADES QUE PODEM SURGIR.