O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DEMONSTRAR O PERFIL DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA E, PARALELO A ISTO, APRESENTAR MECANISMOS QUE CORROBOREM PARA A MELHORIA DESTE PERFIL. PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO, FOI UTILIZADO COMO BASE UMA PROVA QUE FOI APLICADA NO CURSO PRÉ-CÁLCULO DA INSTITUIÇÃO, CONHECIDO COMO MATECA, PROJETO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET ENGENHARIAS) DO CAMPUS. PARA A ANÁLISE, A PROVA FOI APLICADA AOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO IFBA, PARA CONHECER SOBRE SUAS DIFICULDADES E CONHECIMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA BÁSICA, UMA VEZ QUE ESTES SÃO A BASE PARA TODAS AS DISCIPLINAS DE CÁLCULO QUE AS GRADUAÇÕES DE ENGENHARIA POSSUEM. COM OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA PROVA, FORAM FEITAS ANÁLISES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS ACERCA DOS PERFIS DOS ESTUDANTES E PERCEBEU-SE QUE OS DISCENTES AVALIADOS POSSUEM LACUNAS DOS DIVERSOS ASSUNTOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. POR FIM, APRESENTARAM-SE AS ATIVIDADES RELACIONADAS AO MATECA E COMO ESTAS PODEM SER IMPORTANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES.