NESTE TRABALHO APRESENTO ALGUMAS PROVOCAÇÕES QUE NOS LEVEM A REPENSAR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR INSTRUTOR DE TRÂNSITO. NÃO TRATO DE UMA PESQUISA EM SI, MAS UMA PRÁTICA DOCENTE, A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, QUE SE DEPARA COM PARTICULARIDADES COMUNS À REALIDADE VIVIDA E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DA SALA DE AULA REGULAR. PROPONHO A NÓS, EDUCADORES, REFLETIRMOS SOBRE AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE SALA DE AULA COM AS QUAIS PODEMOS NOS DEPARAR. NA INSTRUÇÃO PARA O TRÂNSITO É SEGUIDO UM CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ELENCANDO LEGISLAÇÃO, CONDUÇÃO SEGURA, PRIMEIROS SOCORROS, MEIO AMBIENTE E FUNCIONAMENTO DE VEÍCULOS. O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ESTABELECE NORMAS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA QUE REGRAM O COMPORTAMENTO HUMANO. APESAR DE USARMOS UMA PROPRIEDADE PARTICULAR, O VEÍCULO, COMPARTILHAMOS O ESPAÇO COLETIVO, O TRÂNSITO. TRAGO NO PENSAMENTO DIALÉTICO A SUGESTÃO DE QUE O TRÂNSITO ADENTRE NO AMBIENTE ESCOLAR. SUGIRO QUE SEJAM REVISTOS ALGUNS FRAGMENTOS DA ÁREA EDUCACIONAL QUE PASSAM DESPERCEBIDOS NO COTIDIANO NA SALA DE AULA. AFINAL, TRÂNSITO É COMPORTAMENTO E USO DE ESPAÇOS COMUNS.