O PRESENTE ESTUDO RETRATA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM EM UM CONTEXTO ESCOLAR. TENDO COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR A AÇÃO DO EDUCADOR NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA BUSCANDO COMPREENDER A INTERVENÇÃO E CONHECIMENTOS DO EDUCADOR SOBRE A TEMÁTICA. A INTELIGENCIA EMOCIONAL VEM SENDO CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA EM UMA SOCIEDADE QUE PRIMA CADA DIA MAIS POR CONHECIMENTO E QUE DISPÕE DE INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL. O UNIVERSO EDUCACIONAL DEVE ENFOCAR ATRAVÉS DAS PRÁTICA PEDAGÓGICA MEIOS DE ESTIMULAR A INTERAÇÃO SOCIAL VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM E BEM ESTAR DOS DISCENTES. OS EDUCADORES ASSIM, SÃO O ALVO DA PESQUISA, POIS SÃO ELES QUE FAZEM A MEDIAÇÃO E INTERFEREM DIRETAMENTE NA REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA.