SILVA, Joselita De Souza et al.. O cenário do ensino de artes visuais no brasil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61255>. Acesso em: 22/12/2024 22:15
O PRESENTE ESTUDO DESTINA-SE A ENTENDER UMA FACETA DO CENÁRIO DO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO BRASIL ATUALMENTE, A SABER, ONDE SE ENCONTRAM E ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO. PAUTADO NAS LEIS QUE REAFIRMAM A OBRIGATORIEDADE E A IMPORTÂNCIA DA ARTE O ARTIGO BUSCA RESPONDER SE AS ESCOLAS DE REDES PÚBLICAS PODERÃO SER BEM ATENDIDAS EM FUNÇÃO DO NÚMERO E DA QUALIDADE DOS CURSOS PRESENTES NO TERRITÓRIO NACIONAL, VISTO QUE OS PROFISSIONAIS FORMADOS NESSES CURSOS POTENCIALMENTE ESTARÃO ATUANDO NO ENSINO BÁSICO. A PESQUISA INICIA COM O LEVANTAMENTO DO NÚMERO DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM ARTES VISUAIS NO PAÍS EM CONSULTA À PLATAFORMA E-MEC DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC E POSTERIORMENTE COMPARA O DESEMPENHO DOS CURSOS DAS UNIVERSIDADES POR REGIÕES VERIFICANDO A NOTA DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES - ENADE. POR FIM, FAZ UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO DESTE ESTUDO NO CENÁRIO ATUAL DO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PAÍS.