A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS
ORIUNDAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA, E QUE CURSAM OS PRIMEIROS CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EM SISTEMA MULTISSERIADO, ENFOCANDO PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. O INTERESSE PELA PESQUISA
GANHA ESCOPO APÓS O CONTATO INICIAL COM A COMUNIDADE QUILOMBOLA GUAJARÁ-MIRIM, LOCALIZADA NO
MUNICÍPIO DO ACARÁ- PA, DE MODO QUE SURGIRAM ALGUMAS INQUIETAÇÕES, DAS QUAIS RESULTOU A SEGUINTE
PERGUNTA NORTEADORA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS LÚDICAS NA ALFABETIZAÇÃO E NO
LETRAMENTO DE UMA CLASSE MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO? O TRABALHO SE DESENVOLVEU EM DOIS
MOMENTOS, O PRIMEIRO, DE VISITA TÉCNICA INICIAL E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, NUMA ABORDAGEM ANALÍTICA
DAS CARACTERÍSTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO, E DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LÚDICAS PARA A
APRENDIZAGEM. O SEGUNDO MOMENTO, COMPREENDE UMA NOVA VISITA (ABRIL DE 2019), EM PESQUISA DE
CAMPO, COM AS CRIANÇAS DE UMA TURMA DA ESCOLA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTABELECIDOS PARA ESTA
PESQUISA SÃO: ANALISAR CONTEÚDOS BIBLIOGRÁFICOS ACERCA DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PRÁTICAS LÚDICAS;
IDENTIFICAR E COMPREENDER COMO OCORREM TAIS PROCESSOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO; PROPOR ATIVIDADES
LÚDICAS QUE NORTEIEM AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO. A PESQUISA TEVE
RESULTADOS SIGNIFICATIVOS E ESCLARECEDORES SOBRE O REFERIDO TEMA.