Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS LÚDICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61481
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4223
    "inscrito_id" => 12185
    "titulo" => """
      O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA DO CAMPO: UM \r\n
      ESTUDO DE CASO
      """
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS \r\n
      ORIUNDAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA, E QUE CURSAM OS PRIMEIROS CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL \r\n
      EM SISTEMA MULTISSERIADO, ENFOCANDO PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. O INTERESSE PELA PESQUISA \r\n
      GANHA ESCOPO APÓS O CONTATO INICIAL COM A COMUNIDADE QUILOMBOLA GUAJARÁ-MIRIM, LOCALIZADA NO \r\n
      MUNICÍPIO DO ACARÁ- PA, DE MODO QUE SURGIRAM ALGUMAS INQUIETAÇÕES, DAS QUAIS RESULTOU A SEGUINTE \r\n
      PERGUNTA NORTEADORA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS LÚDICAS NA ALFABETIZAÇÃO E NO \r\n
      LETRAMENTO DE UMA CLASSE MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO? O TRABALHO SE DESENVOLVEU EM DOIS \r\n
      MOMENTOS, O PRIMEIRO, DE VISITA TÉCNICA INICIAL E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, NUMA ABORDAGEM ANALÍTICA \r\n
      DAS CARACTERÍSTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO, E DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LÚDICAS PARA A \r\n
      APRENDIZAGEM. O SEGUNDO MOMENTO, COMPREENDE UMA NOVA VISITA (ABRIL DE 2019), EM PESQUISA DE \r\n
      CAMPO, COM AS CRIANÇAS DE UMA TURMA DA ESCOLA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTABELECIDOS PARA ESTA \r\n
      PESQUISA SÃO: ANALISAR CONTEÚDOS BIBLIOGRÁFICOS ACERCA DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PRÁTICAS LÚDICAS; \r\n
      IDENTIFICAR E COMPREENDER COMO OCORREM TAIS PROCESSOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO; PROPOR ATIVIDADES \r\n
      LÚDICAS QUE NORTEIEM AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO. A PESQUISA TEVE \r\n
      RESULTADOS SIGNIFICATIVOS E ESCLARECEDORES SOBRE O REFERIDO TEMA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS LÚDICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID12185_26092019122502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA KAROLINA LOPES SARMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA SARMENTO"
    "autor_email" => "rayssak.sarmento@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61481
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4223
    "inscrito_id" => 12185
    "titulo" => """
      O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA DO CAMPO: UM \r\n
      ESTUDO DE CASO
      """
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS \r\n
      ORIUNDAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA, E QUE CURSAM OS PRIMEIROS CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL \r\n
      EM SISTEMA MULTISSERIADO, ENFOCANDO PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. O INTERESSE PELA PESQUISA \r\n
      GANHA ESCOPO APÓS O CONTATO INICIAL COM A COMUNIDADE QUILOMBOLA GUAJARÁ-MIRIM, LOCALIZADA NO \r\n
      MUNICÍPIO DO ACARÁ- PA, DE MODO QUE SURGIRAM ALGUMAS INQUIETAÇÕES, DAS QUAIS RESULTOU A SEGUINTE \r\n
      PERGUNTA NORTEADORA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS LÚDICAS NA ALFABETIZAÇÃO E NO \r\n
      LETRAMENTO DE UMA CLASSE MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO? O TRABALHO SE DESENVOLVEU EM DOIS \r\n
      MOMENTOS, O PRIMEIRO, DE VISITA TÉCNICA INICIAL E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, NUMA ABORDAGEM ANALÍTICA \r\n
      DAS CARACTERÍSTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO, E DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LÚDICAS PARA A \r\n
      APRENDIZAGEM. O SEGUNDO MOMENTO, COMPREENDE UMA NOVA VISITA (ABRIL DE 2019), EM PESQUISA DE \r\n
      CAMPO, COM AS CRIANÇAS DE UMA TURMA DA ESCOLA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTABELECIDOS PARA ESTA \r\n
      PESQUISA SÃO: ANALISAR CONTEÚDOS BIBLIOGRÁFICOS ACERCA DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PRÁTICAS LÚDICAS; \r\n
      IDENTIFICAR E COMPREENDER COMO OCORREM TAIS PROCESSOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO; PROPOR ATIVIDADES \r\n
      LÚDICAS QUE NORTEIEM AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO. A PESQUISA TEVE \r\n
      RESULTADOS SIGNIFICATIVOS E ESCLARECEDORES SOBRE O REFERIDO TEMA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS LÚDICAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID12185_26092019122502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA KAROLINA LOPES SARMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA SARMENTO"
    "autor_email" => "rayssak.sarmento@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS ORIUNDAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA, E QUE CURSAM OS PRIMEIROS CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SISTEMA MULTISSERIADO, ENFOCANDO PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. O INTERESSE PELA PESQUISA GANHA ESCOPO APÓS O CONTATO INICIAL COM A COMUNIDADE QUILOMBOLA GUAJARÁ-MIRIM, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DO ACARÁ- PA, DE MODO QUE SURGIRAM ALGUMAS INQUIETAÇÕES, DAS QUAIS RESULTOU A SEGUINTE PERGUNTA NORTEADORA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS LÚDICAS NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO DE UMA CLASSE MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO? O TRABALHO SE DESENVOLVEU EM DOIS MOMENTOS, O PRIMEIRO, DE VISITA TÉCNICA INICIAL E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, NUMA ABORDAGEM ANALÍTICA DAS CARACTERÍSTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO, E DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM. O SEGUNDO MOMENTO, COMPREENDE UMA NOVA VISITA (ABRIL DE 2019), EM PESQUISA DE CAMPO, COM AS CRIANÇAS DE UMA TURMA DA ESCOLA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTABELECIDOS PARA ESTA PESQUISA SÃO: ANALISAR CONTEÚDOS BIBLIOGRÁFICOS ACERCA DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E PRÁTICAS LÚDICAS; IDENTIFICAR E COMPREENDER COMO OCORREM TAIS PROCESSOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO; PROPOR ATIVIDADES LÚDICAS QUE NORTEIEM AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO. A PESQUISA TEVE RESULTADOS SIGNIFICATIVOS E ESCLARECEDORES SOBRE O REFERIDO TEMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.