O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO ABERTA E DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB), NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, E OBJETIVOU APRESENTAR A PERCEPÇÃO DESTES ESTUDANTES ACERCA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) UTILIZADO NO CURSO, QUE É O MOODLE. O AVA É UM ESPAÇO ONLINE DE GERENCIAMENTO DOS ESTUDOS QUE PERMITE TROCA DE INFORMAÇÕES, BASE DE CONTEÚDOS E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E TUTORES DE FORMA ASSÍNCRONA E SÍNCRONA. A PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZADA A PARTIR DE UMA INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA DESCRITIVA, QUE SE INICIOU COM UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, SEGUIDA PELA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO QUE APRESENTA A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE O AVA, ALÉM DE APONTAR CARATERÍSTICAS DESTES AMBIENTES, SEUS BENEFÍCIOS E ALGUMAS FRAGILIDADES. O ARTIGO SUSCITA RELEVANTES DISCUSSÕES SOBRE O CONTEXTO DO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL, E TRAZ CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS SOBRE A POSTURA DOS ESTUDANTES FRENTE AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA SUA FORMAÇÃO CONTINUADA. O ESTUDO PERMITE INFERIR QUE OS DISCENTES DEVEM ESTABELECER UMA POSIÇÃO ATIVA NOS AMBIENTES VIRTUAIS, BUSCANDO UMA MAIOR INTERAÇÃO, TROCA E PARTICIPAÇÕES NAS ATIVIDADES INDIVIDUAIS E EM GRUPO. PARA QUE OS RECURSOS DE APRENDIZAGEM PRESENTES NO AVA SEJAM, EFETIVAMENTE, UTILIZADOS COMO CENÁRIOS VIRTUAIS DE COAPRENDIZAGEM É NECESSÁRIA UMA CONSTANTE REFLEXÃO DOS PAPÉIS DESEMPENHADOS PELOS ESTUDANTES NO CUMPRIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS COMPONENTES CURRICULARES.