O PRESENTE TRABALHO, SE APRESENTA COMO UM PROJETO DE MESTRADO, EM DESENVOLVIMENTO, O QUAL VISA PROPOR UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES QUE SÃO REALIZADAS COM OS EDUCANDOS SURDOS, DENTRO DA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A VONTADE EM PESQUISAR ESSA ÁREA ADVÉM DE ATIVIDADES REALIZADAS NO DECORRER DOS ÚLTIMOS ANOS COMO: MONITORIAS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, INGRESSO NO CURSO DE TRADUÇÃO E INTÉRPRETE DE LIBRAS, E ATUAÇÃO COMO INTÉRPRETE DA REFERIDA LÍNGUA. NESSE SENTIDO, CONFIGURAM-SE ENTÃO, COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS; CARACTERIZAR AS SALAS DE AULA, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE, QUE POSSUAM ALUNOS SURDOS MATRICULADOS E COM FREQUÊNCIA ATIVA; VERIFICAR SE OCORREM TRABALHOS VOLTADOS PARA A MELHORIA NA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS E IDENTIFICAR, NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA, A OCORRÊNCIA DA ACESSIBILIDADE DOS CONTEÚDOS AOS ALUNOS SURDOS. E BASEANDO-SE EM SKLIAR (1997), QUADROS (1997) E STROBEL (2009), ENCONTRAMOS EM TEORIA, OS MÉTODOS ADEQUADOS PARA O ENSINO DAS DISCIPLINAS, PARA O SUJEITO SURDO, CONTRIBUINDO PRA UMA INCLUSÃO SOCIAL MAIS AMPLA.