O REDESENHO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA VÊM POSSIBILITAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS, NAS QUAIS PROFESSORES E ALUNOS POSSAM REFLETIR SOBRE SUAS PRÁTICAS E PASSEM A ATUAR EM CLIMA MAIS CONDIZENTE PARA O ALCANCE DA APRENDIZAGEM. SUSCITAMOS COMO QUESTÕES NORTEADORAS DESSA PESQUISA OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: A) COMO OS PROFESSORES PLANEJAM A GESTÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA NA PERSPECTIVA DE MELHORIA DE APRENDIZAGEM? B) QUAIS DESAFIOS APRESENTAM OS PROFESSORES QUANTO AO REDESENHO DA GESTÃO DO SEU TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA? E C) QUAIS SUGESTÕES APONTAM OS PROFESSORES PARA MELHORIAS DO REDESENHO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA? NOSSO OBJETIVO GERAL NESTA PESQUISA SERÁ INVESTIGAR O REDESENHO DO TEMPO PEDAGÓGICO DE AULA DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO JESUÍTA, A PARTIR DO DISCURSO DOCENTE QUANTO À EXECUÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DISCENTE. NOSSA PESQUISA TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM QUE SERÁ MANTIDO CONTATO DIRETO COM OS SUJEITOS, AMBIENTES E SITUAÇÕES QUE FAZEM PARTE DA INVESTIGAÇÃO, ESCOLHEMOS COMO MÉTODO O ESTUDO DE CASO, TENDO COMO INSTRUMENTOS PARA OBTENÇÃO DE DADOS A COLETA DE DOCUMENTOS, OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS. ASSUMIR O REDESENHO DO TEMPO DE AULA, PELAS ANÁLISES PRELIMINARES DO PLANEJAMENTO E PLANO DE AULAS, NOS LEVARAM A OBSERVAR QUE A RESIGNIFICAÇÃO DESSE ATO E INSTRUMENTO CITADO PROPORCIONOU TAMBÉM QUE O PROFESSOR PASSASSE A REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA DE FORMA A PROPORCIONAR AO ALUNO ASSUMIR O PROTAGONISMO DE SUA APRENDIZAGEM.