ESTE ARTIGO VISA ABRANGER UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA ENTRE O ENSINO DE LITERATURA E AS OBRAS DE JOSÉ DE ALENCAR PROTAGONIZADAS POR PERSONAGENS FEMININAS, DESTA FORMA, SUSCITAR A DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSAS TRÊS OBRAS PARA O ENSINO E CONSEQUENTE ANÁLISE EM SALA DE AULA. O ENSINO DE LITERATURA POR SI MESMO VEM SENDO DESFAVORECIDO PELO CONTEÚDO ABARCADO DENTRO DO LIVRO DIDÁTICO, QUE É O SUPORTE DO PROFESSOR, SENDO ASSIM, OS PONTOS NORTEADORES DA LITERATURA BRASILEIRA ACABAM SE PERDENDO PELO CONTEXTO HISTÓRICO E BIOGRAFIAS DOS AUTORES. DIANTE ESTE OLHAR FEMININO E AS MUDANÇAS SOCIAIS OCORRIDAS DO SÉCULO XIX ATÉ HOJE, SÉCULO XXI, APONTO DE QUE FORMA A ESCRITA DE ALENCAR E SUAS PROTAGONISTAS LEVANTAM DISCUSSÕES IMPORTANTES DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL NA DISCIPLINA DE LITERATURA. COMO REFERENCIAL TEÓRICO LITERÁRIO QUE CONTRIBUEM PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO UTILIZO BRAIT (1985), CANDIDO (1993) E BOSI (1994), NO ÂMBITO DO PONTO DE VISTA DA LEITURA UTILIZO KOCH E ELIAS (2008) QUE CORROBORAM COM A VISÃO DE VALORIZAÇÃO DA LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA, PESQUISA AVANÇADA DO TIPO EXPLORATÓRIA.