MEDIANTE A OCORRÊNCIA DE UMA AULA DE CAMPO NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE CRIPTOGRAMAS, NA QUAL, SE ESTUDOU AS MACROALGAS, ESTAS SUBDIVIDIDAS EM TRÊS GRANDES GRUPOS FILOGENÉTICOS, AS CHLOROPHYTA OU ALGAS VERDES, RHODOPHYTA OU ALGAS VERMELHAS E PHAEOPHYTA OU ALGAS PARDAS, FOI POSSÍVEL ESTABELECER ALGUNS PARÂMETROS ESSENCIAIS A FORMAÇÃO DOCENTE, O MESMOS SÃO, A AULA EXPOSITIVA, ONDE É FUNDAMENTAL INTRODUZIR UMA VERTENTE TEÓRICA, ISTO É, O ESTUDO DAS ALGAS, ABORDANDO CONTEÚDOS TAIS COMO, A CLASSIFICAÇÃO, ESTRUTURA, REPRODUÇÃO, BEM COMO A FORMA DE COLETA DESTAS. A POSTERIORI, IMERGINDO OS DISCENTES EM UM CONTEXTO DE AULA PRÁTICA, SALIENTANDO O TRABALHO DE UM BIÓLOGO NO CAMPO, POIS A AULA INSERIU OS ALUNOS EM EXPERIÊNCIAS REAIS DA PESQUISA, ONDE FOI OBSERVADO O MEIO DE ESTUDO, PARA ASSIM COLETAR E IDENTIFICAR AS ALGAS. EM VIRTUDE DA AULA OCORRIDA, SALIENTA-SE A IMPORTÂNCIA DO VIÉS TEÓRICAS-CAMPO-LABORATÓRIO, ENFATIZANDO A FORMAÇÃO DOCENTE, ATENTANDO TAMBÉM PARA O ESTUDO PANORÂMICO DE TRÊS GRANDES GRUPOS DE MACROALGAS, PARA ASSIM CONHECER A MORFOLOGIA, REPRODUÇÃO E IMPORTÂNCIA DESTAS, NO QUE SE REFERE A MANUTENÇÃO DO MEIO AMBIENTE, DE IGUAL MANEIRA ESTABELECENDO A CONTRIBUIÇÃO DE AULAS DE TEÓRICAS, PRÁTICAS DE CAMPO E LABORATÓRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE, DE FORMA A MEDIAR E COMPREENDER DE MANEIRA CRÍTICA O TIPO DE PRÁXIS NECESSÁRIA EM UM AMBIENTE ESPECÍFICO, EM UM MOMENTO PARTICULAR.