SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE PRIVADA: UM ESTUDO DE CASO EM FORTALEZA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62623 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4417 "inscrito_id" => 1319 "titulo" => "SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE PRIVADA: UM ESTUDO DE CASO EM FORTALEZA." "resumo" => "UMA SÍNDROME TEM SURGIDO COM ASPECTO RELEVANTE NO MUNDO DO TRABALHO DOCENTE: O BURNOUT. ELA APRESENTA COMO SINTOMAS, DENTRE OUTROS: PERDA DE ENERGIA E DESISTÊNCIA, SITUAÇÃO QUE NÃO REPRESENTA UMA ADVERTÊNCIA APENAS À SAÚDE DO PROFESSOR, MAS À SAÚDE DOS DEMAIS TRABALHADORES E DA SOCIEDADE EM GERAL. A SÍNDROME DE BURNOUT É CONSIDERADA UMA REAÇÃO AO ESTRESSE EXCESSIVO RELACIONADA AO TRABALHO E TEM ACOMETIDO OS PROFESSORES DIANTE DAS MUDANÇAS SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS COM CONSEQUÊNCIAS NO SEU TRABALHO E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO DETECTAR OS SINTOMAS E CONSEQUÊNCIAS DELES PARA OS DOCENTES INSERIDOS EM UNIVERSIDADES PRIVADAS. PARA ISSO, FOI APLICADA UMA ENTREVISTA EM 10 DOCENTES DO CURSO DE PSICOLOGIA, OS RESULTADOS TROUXERAM COMO SINTOMAS O DESGASTE MENTAL E ALGUMAS SITUAÇÕES DE DESLIGAMENTO DE AÇÕES INERENTES AO EXERCÍCIO DE ATIVIDADES PROPORIAS DA DOCÊNCIA. DENTRE OS VÁRIOS CONDICIONANTES FORAM ENCONTRADOS COMO MOTIVADORES DO BURNOUT: CARÁTER NÃO-MATERIAL DO TRABALHO DOCENTE E O SOFRIMENTO, COM ADOECIMENTO DO PROFESSOR, FACE AOS MECANISMOS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO CARACTERÍSTICOS DO ATUAL REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL DO CAPITAL. PERCEBEU-SE ASPECTOS RELEVANTES DO PERFIL DE PESSOAS ACOMETIDAS PELO BURNOUT: MULHERES, SEM COMPANHEIRO FIXO, SEM FILHOS, COM IDADE MAIS ELEVADA, QUE POSSUEM MAIOR CARGA HORÁRIA E QUE ATENDEM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS APRESENTAM MAIOR RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE BURNOUT. DENOTA-SE SER NECESSÁRIO UMA AMPLITUDE DE ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA PARA MELHOR COMPREENSÃO DESSE FENÔMENO PRESENTE NA ATUALIDADE DO CONTEXTO LABORAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "BURNOUT, PROFESSOR, ESTRESSE, CONDIÇÕES DE TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID1319_09102019080853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE MARINHO BASTOS" "autor_nome_curto" => "ELAINE MARINHO" "autor_email" => "psicologia_elaine@hotmail" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62623 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4417 "inscrito_id" => 1319 "titulo" => "SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE PRIVADA: UM ESTUDO DE CASO EM FORTALEZA." "resumo" => "UMA SÍNDROME TEM SURGIDO COM ASPECTO RELEVANTE NO MUNDO DO TRABALHO DOCENTE: O BURNOUT. ELA APRESENTA COMO SINTOMAS, DENTRE OUTROS: PERDA DE ENERGIA E DESISTÊNCIA, SITUAÇÃO QUE NÃO REPRESENTA UMA ADVERTÊNCIA APENAS À SAÚDE DO PROFESSOR, MAS À SAÚDE DOS DEMAIS TRABALHADORES E DA SOCIEDADE EM GERAL. A SÍNDROME DE BURNOUT É CONSIDERADA UMA REAÇÃO AO ESTRESSE EXCESSIVO RELACIONADA AO TRABALHO E TEM ACOMETIDO OS PROFESSORES DIANTE DAS MUDANÇAS SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS COM CONSEQUÊNCIAS NO SEU TRABALHO E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO DETECTAR OS SINTOMAS E CONSEQUÊNCIAS DELES PARA OS DOCENTES INSERIDOS EM UNIVERSIDADES PRIVADAS. PARA ISSO, FOI APLICADA UMA ENTREVISTA EM 10 DOCENTES DO CURSO DE PSICOLOGIA, OS RESULTADOS TROUXERAM COMO SINTOMAS O DESGASTE MENTAL E ALGUMAS SITUAÇÕES DE DESLIGAMENTO DE AÇÕES INERENTES AO EXERCÍCIO DE ATIVIDADES PROPORIAS DA DOCÊNCIA. DENTRE OS VÁRIOS CONDICIONANTES FORAM ENCONTRADOS COMO MOTIVADORES DO BURNOUT: CARÁTER NÃO-MATERIAL DO TRABALHO DOCENTE E O SOFRIMENTO, COM ADOECIMENTO DO PROFESSOR, FACE AOS MECANISMOS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO CARACTERÍSTICOS DO ATUAL REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL DO CAPITAL. PERCEBEU-SE ASPECTOS RELEVANTES DO PERFIL DE PESSOAS ACOMETIDAS PELO BURNOUT: MULHERES, SEM COMPANHEIRO FIXO, SEM FILHOS, COM IDADE MAIS ELEVADA, QUE POSSUEM MAIOR CARGA HORÁRIA E QUE ATENDEM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS APRESENTAM MAIOR RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE BURNOUT. DENOTA-SE SER NECESSÁRIO UMA AMPLITUDE DE ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA PARA MELHOR COMPREENSÃO DESSE FENÔMENO PRESENTE NA ATUALIDADE DO CONTEXTO LABORAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "BURNOUT, PROFESSOR, ESTRESSE, CONDIÇÕES DE TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID1319_09102019080853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE MARINHO BASTOS" "autor_nome_curto" => "ELAINE MARINHO" "autor_email" => "psicologia_elaine@hotmail" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }