O ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA CUJO OBJETIVO ERA ANALISAR SE O PÁTIO ESCOLAR E O MOMENTO DO RECREIO ERAM UTILIZADOS COMO ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PARINTINS (AM). A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA DE MAIO A JULHO DE 2019. POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, FORAM REGISTRADOS OS COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS DAS CRIANÇAS, NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 6 E 12 ANOS, DURANTE O RECREIO QUE ERA DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS: O PRIMEIRO DAS CRIANÇAS DO 1º AO 3º ANO E O SEGUNDO DO 4º E 5º ANO, AMBOS COM 15 MINUTOS. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM DUAS TABELAS A FIM DE PERMITIR MELHOR COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO. A ANÁLISE DOS DADOS, À LUZ DOS TRABALHOS DE SANTOS (2011), RECH, VALLE, LERMEN (2018), FANTONI E SANFELICE (2018) DESVELOU QUE O LOCAL DESTINADO AO RECREIO NÃO PODE SER CONSIDERADO COMO PÁTIO PARA O MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM. O ESPAÇO PARA ESTE FIM DEVE SER LÚDICO, AMPLO, PRAZEROSO, ORGANIZADO E EM CONDIÇÕES DE ATUAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO, TODAVIA O LOCAL OBSERVADO NÃO ERA ASSIM. AS PAREDES ENCONTRAVAM-SE PINTADAS EM CORES NEUTRAS, SEM REFERÊNCIA ESTÉTICA AO “MUNDO DA INFÂNCIA” OU QUALQUER OUTRO TIPO DE “CUIDADO” PARA TORNAR O AMBIENTE AGRADÁVEL E ESTETICAMENTE VOLTADO PARA PRÁTICA LÚDICO PEDAGÓGICA. DURANTE A PESQUISA, CONSTATOU-SE AINDA QUE A GESTÃO DA ESCOLA PRIORITARIAMENTE UTILIZA O ESPAÇO COMO REFEITÓRIO, SALÃO DE REUNIÃO E AMBIENTE EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS.