Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LINGUAGEM VISUAL E EXPERIMENTAL: FERRAMENTAS SUPORTE COMO RESURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA

Palavra-chaves: LINGUAGEM VISUAL, INTERAÇÃO, PIBID Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58603
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2302
    "inscrito_id" => 80
    "titulo" => "A LINGUAGEM VISUAL E EXPERIMENTAL: FERRAMENTAS SUPORTE COMO RESURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA"
    "resumo" => "OS LIVROS DIDÁTICOS E OUTROS GÊNEROS TRABALHADOS NAS ESCOLAS SÃO MATERIAIS CURRICULARES MUITO UTILIZADOS NO ENSINO DESSA DISCIPLINA, BEM COMO OS MATERIAIS ELABORADOS PELO PROFESSOR, ABRANGENDO IMAGENS, DESENHOS, FOTOGRAFIAS, DIAGRAMAS, GRÁFICOS, ESQUEMAS E CHARGES, SÃO VALORIZADAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS DOS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES. ESSA IDEOLOGIA DAS IMAGENS COMO REFERÊNCIA NO ENSINO, ESTÁ PREVISTA EM AVALIAÇÕES EXTERNAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COMO FORMA DE COMPLEMENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO DO IFPE-CAMPUS BARREIROS, O INSTITUTO FEDERAL JUNTAMENTE COM A CAPES DESENVOLVEM O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE PROPORCIONA AO ALUNO UMA OPORTUNIDADE ÍMPAR DE APRENDER UTILIZANDO ABORDAGENS METODOLÓGICAS VARIADAS. FOI UTILIZADA NAS INTERVENÇÕES A EXPERIMENTAÇÃO COM ROTEIROS ILUSTRATIVOS, DOS SEGUINTES TEMAS: CONCEITO DE ACIDO-BASE, CONCEITO DE DENSIDADE, TABELA PERIÓDICA, REAÇÕES ORGÂNICAS, SEPARAÇÃO DE MISTURAS JUNTO A POLARIDADE DAS SUBSTÂNCIAS E EFEITO TYNDAL. AS INTERVENÇÕES SEGUIRAM A QUATRO ETAPAS: A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM, A EXPLANAÇÃO SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS, A REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS BASEADO EM UM ROTEIRO ILUSTRATIVO QUE AO TERMINO OCORREU À APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PÓS-EXPERIMENTO. OBSERVOU-SE UM NOTÓRIO AUMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS LEVANDO EM CONTA OS DADOS COLETADOS ANTES E APÓS AS INTERVENÇÕES. A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES PEDAGOGICAS, POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DA IMPORTANCIA DA REALIZAÇÃO DE EXPERIEMENTOS EM SALA DE AULA, TENDO PERMITIDO OS ALUNOS VISUALIZAREM O MATERIAL, ABRINDO ESPAÇO PARA OUTROS CONTEÚDOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM VISUAL, INTERAÇÃO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID80_15082019235449.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANCA LARISSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "IANCA LARISSA"
    "autor_email" => "ianca_larissa@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFPE-CAMPUS BARREIROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58603
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2302
    "inscrito_id" => 80
    "titulo" => "A LINGUAGEM VISUAL E EXPERIMENTAL: FERRAMENTAS SUPORTE COMO RESURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA"
    "resumo" => "OS LIVROS DIDÁTICOS E OUTROS GÊNEROS TRABALHADOS NAS ESCOLAS SÃO MATERIAIS CURRICULARES MUITO UTILIZADOS NO ENSINO DESSA DISCIPLINA, BEM COMO OS MATERIAIS ELABORADOS PELO PROFESSOR, ABRANGENDO IMAGENS, DESENHOS, FOTOGRAFIAS, DIAGRAMAS, GRÁFICOS, ESQUEMAS E CHARGES, SÃO VALORIZADAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS DOS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES. ESSA IDEOLOGIA DAS IMAGENS COMO REFERÊNCIA NO ENSINO, ESTÁ PREVISTA EM AVALIAÇÕES EXTERNAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COMO FORMA DE COMPLEMENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO DO IFPE-CAMPUS BARREIROS, O INSTITUTO FEDERAL JUNTAMENTE COM A CAPES DESENVOLVEM O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE PROPORCIONA AO ALUNO UMA OPORTUNIDADE ÍMPAR DE APRENDER UTILIZANDO ABORDAGENS METODOLÓGICAS VARIADAS. FOI UTILIZADA NAS INTERVENÇÕES A EXPERIMENTAÇÃO COM ROTEIROS ILUSTRATIVOS, DOS SEGUINTES TEMAS: CONCEITO DE ACIDO-BASE, CONCEITO DE DENSIDADE, TABELA PERIÓDICA, REAÇÕES ORGÂNICAS, SEPARAÇÃO DE MISTURAS JUNTO A POLARIDADE DAS SUBSTÂNCIAS E EFEITO TYNDAL. AS INTERVENÇÕES SEGUIRAM A QUATRO ETAPAS: A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM, A EXPLANAÇÃO SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS, A REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS BASEADO EM UM ROTEIRO ILUSTRATIVO QUE AO TERMINO OCORREU À APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PÓS-EXPERIMENTO. OBSERVOU-SE UM NOTÓRIO AUMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS LEVANDO EM CONTA OS DADOS COLETADOS ANTES E APÓS AS INTERVENÇÕES. A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES PEDAGOGICAS, POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DA IMPORTANCIA DA REALIZAÇÃO DE EXPERIEMENTOS EM SALA DE AULA, TENDO PERMITIDO OS ALUNOS VISUALIZAREM O MATERIAL, ABRINDO ESPAÇO PARA OUTROS CONTEÚDOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM VISUAL, INTERAÇÃO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID80_15082019235449.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IANCA LARISSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "IANCA LARISSA"
    "autor_email" => "ianca_larissa@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFPE-CAMPUS BARREIROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS LIVROS DIDÁTICOS E OUTROS GÊNEROS TRABALHADOS NAS ESCOLAS SÃO MATERIAIS CURRICULARES MUITO UTILIZADOS NO ENSINO DESSA DISCIPLINA, BEM COMO OS MATERIAIS ELABORADOS PELO PROFESSOR, ABRANGENDO IMAGENS, DESENHOS, FOTOGRAFIAS, DIAGRAMAS, GRÁFICOS, ESQUEMAS E CHARGES, SÃO VALORIZADAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS DOS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES. ESSA IDEOLOGIA DAS IMAGENS COMO REFERÊNCIA NO ENSINO, ESTÁ PREVISTA EM AVALIAÇÕES EXTERNAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. COMO FORMA DE COMPLEMENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO DO IFPE-CAMPUS BARREIROS, O INSTITUTO FEDERAL JUNTAMENTE COM A CAPES DESENVOLVEM O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE PROPORCIONA AO ALUNO UMA OPORTUNIDADE ÍMPAR DE APRENDER UTILIZANDO ABORDAGENS METODOLÓGICAS VARIADAS. FOI UTILIZADA NAS INTERVENÇÕES A EXPERIMENTAÇÃO COM ROTEIROS ILUSTRATIVOS, DOS SEGUINTES TEMAS: CONCEITO DE ACIDO-BASE, CONCEITO DE DENSIDADE, TABELA PERIÓDICA, REAÇÕES ORGÂNICAS, SEPARAÇÃO DE MISTURAS JUNTO A POLARIDADE DAS SUBSTÂNCIAS E EFEITO TYNDAL. AS INTERVENÇÕES SEGUIRAM A QUATRO ETAPAS: A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM, A EXPLANAÇÃO SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS, A REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS BASEADO EM UM ROTEIRO ILUSTRATIVO QUE AO TERMINO OCORREU À APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PÓS-EXPERIMENTO. OBSERVOU-SE UM NOTÓRIO AUMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS LEVANDO EM CONTA OS DADOS COLETADOS ANTES E APÓS AS INTERVENÇÕES. A REALIZAÇÃO DAS INTERVENÇÕES PEDAGOGICAS, POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DA IMPORTANCIA DA REALIZAÇÃO DE EXPERIEMENTOS EM SALA DE AULA, TENDO PERMITIDO OS ALUNOS VISUALIZAREM O MATERIAL, ABRINDO ESPAÇO PARA OUTROS CONTEÚDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.