NO BRASIL, OS RECURSOS HÍDRICOS ESTÃO DIVIDIDOS DE UMA MANEIRA DESIGUAL, TENDO O SEMIÁRIDO NORDESTINO COMO A REGIÃO QUE MAIS SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DA ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL. NA AUSÊNCIA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO REGULAR, MEDIANTE A ESCASSEZ DO RECURSO DEVIDO À BAIXA PLUVIOSIDADE, A POPULAÇÃO RURAL DEPENDE TOTALMENTE DO SERVIÇO DE CARROS PIPA E MUITAS VEZES SE RENDE AO USO DE FONTES DE ÁGUA SUSCEPTÍVEIS À CONTAMINAÇÃO, COMO POÇOS, CACIMBAS E AÇUDES. NESSE CONTEXTO, A ESCOLA É UM ELEMENTO DE EXTREMA RELEVÂNCIA SOCIAL PELA REPRESENTAÇÃO A ELA IMPOSTA DE DISSEMINADORA DO CONHECIMENTO. É NESTA PERSPECTIVA QUE O PRESENTE TRABALHO SE DIRECIONOU, PROCURANDO AVALIAR ATRAVÉS DOS PARÂMETROS QUÍMICOS, FÍSICOS E MICROBIOLÓGICOS A QUALIDADE DA ÁGUA UTILIZADA PARA O CONSUMO NA ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA RURAL DE ALCANTIL-PB, LOCALIZADA NO SEMIÁRIDO NORDESTINO. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS EM ETAPAS: VISITA A ESCOLA PARA OBSERVAÇÕES AMBIENTAIS, COLETA DE ÁGUA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS COM A COMUNIDADE ESCOLAR.. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES DA ÁGUA FORAM COMPARADOS AOS VALORES DE POTABILIDADE DETERMINADOS PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. PARA SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS, FORAM DESENVOLVIDAS COM A COMUNIDADE ESCOLAR AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VOLTADAS PARA O USO RACIONAL, NOÇÕES DE PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS E SUGESTÕES PARA ARMAZENAMENTO ADEQUADO DA ÁGUA DE CONSUMO HUMANO. O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E PESSOAS DA COMUNIDADE, COM DISPOSIÇÃO DEMONSTRADA PARA ACATAR SUGESTÕES DEIXOU ANTEVER QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS CONTRIBUÍRAM PARA A INCORPORAÇÃO DE HÁBITOS DE ATENÇÃO PARA COM A QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA, FATOR ESSENCIAL PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE E BEM ESTAR.