ESTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS DE PESQUISA QUE O IMPACTO DAS REFORMAS NEOLIBERAIS SOBRE O TRABALHO DOCENTE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE ADOTOU COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA BASEADA EM AUTORES DE REFERÊNCIA QUE DISCUTEM A TEMÁTICA. OS RESULTADOS CORROBORAM A HIPÓTESE SOBRE OS IMPACTOS NEGATIVOS DOS MODELOS DE GESTÃO GERENCIAIS NO CAMPO EDUCACIONAL E NO TRABALHO DOCENTE. TAIS MODELOS ESTÃO BASEADOS EM NOÇÕES DE QUALIDADE, EFICIÊNCIA, AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY PARA ADEQUAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS À RACIONALIDADE ECONÔMICA E MERCADOLÓGICA. ESSE PROCESSO REDUZ OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO A PROBLEMAS TÉCNICO-GERENCIAIS E INSCREVE O TRABALHO DOCENTE NA LÓGICA DA COMPETITIVIDADE, INCITANDO PROFESSORES À BUSCA OBSTINADA POR MELHORES RESULTADOS QUE SÃO DIVULGADOS EM RANKINGS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, INDEPENDENTE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO ÀS QUAIS ESTES PROFISSIONAIS ESTÃO SUBMETIDOS. DIANTE DE UM TRABALHO INTENSIFICADO E PRECARIZADO A CONSTITUIÇÃO DO INTELECTUAL TRANSFORMADOR COMO “PROFISSIONAL AUTÊNTICO” REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO PARA OS DOCENTES POTENCIALIZANDO SUA CAPACIDADE DE ATUAR COMO AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DE MECANISMOS DE RESISTÊNCIA À ORDEM DE REGULAÇÃO GERENCIALISTA SOBRE O DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES LABORAIS