A FORMAÇÃO CONTINUADA PASSOU A SER UMA DAS APOSTAS DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, CONSIDERANDO AS RÁPIDAS MUDANÇAS QUE OCORREM NO CONTEXTO EDUCACIONAL QUE REQUEREM DOS PROFISSIONAIS INVESTIMENTO NA PRÓPRIA FORMAÇÃO. ESTE ARTIGO REFERE-SE A UM RECORTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA PARA A FUNDAMENTAÇÃO DE UM ESTUDO EM ANDAMENTO A NÍVEL DE MESTRADO E SE PROPÕE RESPONDER O SEGUINTE PROBLEMA: QUAL A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES? PARTINDO DESTE QUESTIONAMENTO O OBJETIVO DO ESTUDO FOI POSSIBILITAR UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO E O REFLEXO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES NO PROCESSO DO ENSINAR E DO APRENDER. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, QUE PERMITIU IR EM FONTES CONFIÁVEIS QUE EXIGEM A MAIOR COMPREENSÃO CRÍTICA DO PESQUISADOR SOBRE RELATOS JÁ EXISTENTES. CONCLUÍMOS, ENTÃO, QUE DE ACORDO COM O PENSAMENTO DOS AUTORES ESTUDADOS: A) ESTAR EM CONSTANTE PROCESSO DE FORMAÇÃO IMPLICA EM INVESTIMENTO PESSOAL E É UM CONTRIBUTO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE; B) A FORMAÇÃO CONTINUADA É UMA NECESSIDADE PESSOAL E INSTITUCIONAL QUE ACOMPANHA A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO PROFESSOR; C) O PROCESSO CONTÍNUO DE FORMAÇÃO NÃO SE CARACTERIZA COMO A RECICLAGEM, OU NÃO SE LIMITA A UMA MERA ATUALIZAÇÃO, TREINAMENTO OU CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR; D) A FORMAÇÃO CONTINUADA REQUER APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA; E) ESSA FORMAÇÃO PRECISA SER VISTA COMO MECANISMO DE PERMANENTE CAPACITAÇÃO REFLEXIVA. PORTANTO, A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA ESTÁ NA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA NECESSIDADE DE REFLEXÃO SOBRE O ENSINAR E O APRENDER.