ESTE ARTIGO QUESTIONA AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO, E A BUSCA POR UMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL SIGNIFICATIVA A PARTIR DAS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS PELA SOCIEDADE A ALUNOS QUE SAEM DO ENSINO MÉDIO DESPREPARADOS. E COMO A NECESSIDADE DE SE ESPECIALIZAR CONTRIBUI PARA O AUMENTO DAS MATRÍCULAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. NO ENTANTO, ALGUMAS PESQUISAS COM DADOS DO MEC (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) DEMONSTRAM QUE O ESTE MESMO NÚMERO DE ALUNOS QUE TRANCAM A MATRÍCULA OU DESISTEM DO CURSO É BEM MAIOR DO QUE O DE PESSOAS QUE CONCLUEM. EM MÉDIA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, A TAXA DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL MANTEVE UMA MÉDIA DE 21%. ESTES NÚMEROS ASSUSTAM, PORÉM, QUANDO OLHAMOS PARA OS VALORES ABSOLUTOS ESTE NÚMERO É AINDA MAIOR. EM MÉDIA 900 MIL ALUNOS DESISTEM DA FACULDADE NESTE PERÍODO. PENSANDO NISSO A COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIDADE DUQUE DE CAXIAS DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, JUNTO COM SEU CORPO DOCENTE, SE PREOCUPOU EM OLHAR PARA ESTES ALUNOS E ENTENDER O QUE OS LEVARIAM A FAZER PARTE DESTA PORCENTAGEM ASSUSTADORA. E TENTAR APRESENTAR ALGUMAS SOLUÇÕES, QUE POSSAM INFLUENCIAR PARA RETENÇÃO DESTES ALUNOS QUE EVADIRAM OU PENSAM EM EVADIR.