A ACESSIBILIDADE É UM TEMA QUE DEVE SER DISCUTIDO POR TODOS OS SETORES SOCIAIS, E PRINCIPALMENTE PELA ESCOLA QUE É UM AMBIENTE FAVORÁVEL PARA A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA EXPRESSÃO VISÍVEL DE DIRETOS. OBJETIVOU-SE AVALIAR AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE FÍSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA, MARANHÃO. FOI APLICADO UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO BASEADO NO PROTOCOLO DESENVOLVIDO POR AUDI E MANZINI (2006), TAMBÉM FOI REALIZADO O REGISTRO DE IMAGENS DAS ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS DA ESCOLA, POR FIM, REALIZOU-SE A TABULAÇÃO DE DADOS E ANÁLISE DOS RESULTADOS. OBSERVOU-SE QUE NOS QUESITOS: PORTÃO DE ENTRADA, PISO, VALETAS DE ÁGUA PLUVIAL, LARGURA DE PORTAS E CORREDORES, E PERFIL DO BOXE DO VASO SANITÁRIO ESTÃO DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES LEGAIS. PORÉM PARA OUTRAS ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS, A ACESSIBILIDADE MANIFESTA-SE INEFICIENTE, COMO POR EXEMPLO, A FALTA DE SINALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM BRAILE E LIBRAS, INEXISTÊNCIA DE TAPETES E CAPACHOS, BANHEIROS MINIMAMENTE ADAPTADOS, E RAMPAS COM INCLINAÇÃO QUE IMPOSSIBILITA A SUBIDA E DESCIDA DE PESSOAS COM CADEIRA DE RODAS SEM AUXÍLIO DE OUTRA PESSOA, ALÉM DE SEREM DESPROVIDAS DE CORRIMÃO. CONCLUI-SE A ESCOLA AVALIADA, EM MUITOS ASPECTOS É INEFICIENTE NA ACESSIBILIDADE, O QUE REMETE A NECESSIDADE DE ARTICULAR ESTRATÉGIAS PARA CONVERTER ESTA REALIDADE, PARTIDO DE DISCUSSÕES COM MEMBROS ESCOLAS E AUTORIDADES COMPETENTES, PARA AQUISIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE GARANTAM A ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR.