ESTA PESQUISA ESTÁ VINCULADA AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PIBIC/FAPEMA, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA). O ESTUDO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DESENVOLVIDOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR), BEM COMO CONHECER A IMPORTÂNCIA DESSES PROGRAMAS PARA A FORMAÇÃO DOS DOCENTES. O PAR SE CONSTITUI UM INSTRUMENTO DE AÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, APROVADO EM 24 DE ABRIL DE 2007, POR MEIO DO DECRETO Nº 6.094, CUJO OBJETIVO SE EXPRESSA PELA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PESQUISA ENQUADRA-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR SE SUSTENTAR NA LEITURA E ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS DO MEC, PARA MELHOR COMPREENDER O OBJETO DE ESTUDO, FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE A POLÍTICA DO PDE/PAR, FOCANDO NAS AÇÕES VOLTADAS À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. O ESTUDO FEZ CONHECER QUE SÃO MUITOS OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DESENVOLVIDOS PELO MEC, QUE PODEM SER OFERECIDOS NO ÂMBITO DO PAR, ASSIM COMO DEIXOU CLARO A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DESSE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, PARA A MATERIALIZAÇÃO DESSAS AÇÕES NOS ESTADOS, MUNICÍPIOS E DISTRITO FEDERAL.