ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR A ABORDAGEM DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS E ESTÁ ATRELADO ÀS ATIVIDADES DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, IDENTIFICAMOS O GÊNERO NO LD; INVESTIGAMOS AS PROPOSTAS DE LEITURA; SE A PROPOSTA DE ATIVIDADE POSSIBILITA O ALUNO SE INSTAURAR COMO SUJEITO SOCIAL. DO UNIVERSO DO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA, SELECIONAMOS COMO CORPUS A COLEÇÃO PORTUGUÊS: LINGUAGENS DO 6º AO 9º ANO, 2017, DE WILLIAN ROBERTO CEREJA E THEREZA COCHAR MAGALHÃES. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM SEGUIDOS – PCN – TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO E.F.L.P/. A TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS DE BAKHTIN (2011), REFLETIDA POR MARCUSCHI (2008), FOCANDO EM SUA BASE CONCEITUAL: CONTEÚDO TEMÁTICO, FORMA E ESTILO. A TEORIA TAMBÉM CONTEMPLOU O QUE HOJE SE CONSIDERA AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS. ALÉM DISSO, FOI UTILIZADA A TEORIA DO TEXTO PUBLICITÁRIO (CARVALHO, 2000; 2014) DEFININDO ASSIM, A ESFERA DISCURSIVA EM QUE SE ENQUADRA ESTE GÊNERO E BUSCANDO COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DESSE GÊNERO DENTRO DESSA ESFERA DISCURSIVA, SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS, AS TEORIAS DE LEITURA (KLEIMAN, 1989; 2014) E (KOCH, 2011) ESTA, PARA COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE LEITURA EM SUAS PERSPECTIVAS, AQUELA COM AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA. ATRAVÉS DE ANÁLISES QUANTITATIVA E QUALITATIVA, FOI VERIFICADO QUE AS PROPOSTAS DE LEITURA COM O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO ESTÃO PRESENTES EM TODA A COLEÇÃO, EM SUA MAIOR PARTE SÃO UTILIZADOS EM PROPOSTAS DE LEITURA, MUITO EMBORA COM ALGUMAS RESERVAS.