O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DO PROJETO CAPOEIRA NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR, ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NO COLÉGIO SANTA CRISTINA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA NO ANO DE 2019. ESSE PROJETO SURGIU DA NECESSIDADE DE SE COMPREENDER AS RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR, A PARTIR DE ANÁLISES DO LIVRO DIDÁTICO E VIVÊNCIA VIA DA RODA DE CAPOEIRA PELOS ALUNOS. O OBJETIVO DO PROJETO FOI COMPREENDER AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DE GÊNERO ATRAVÉS DA CAPOEIRA NO LIVRO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO PROPORCIONADOR DO ENSINO PARA A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS E DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO UMA TRANSFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS DE INTOLERÂNCIA E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA BUSCANDO UMA CIDADANIA PLENA NA ESCOLA ALVO DE ESTUDO. PARTIMOS DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA E VIVÊNCIA ATIVA, TENDO COMO FUNDAMENTO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PODEMOS ATRAVÉS DO PRESENTE ESTUDO CONCLUIR QUE QUE MUITOS ESTUDANTES DESCONHECIAM A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA VIVÊNCIA DA CAPOEIRA E PUDERAM DE MANEIRA CRÍTICA PERCEBER QUE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA ACABA SENDO TRATADA COMO INFERIOR, SENDO ASSIM ESTEREOTIPADA. A PARTIR DA VIVÊNCIA DA CAPOEIRA, RODA DE CAPOEIRA, OS ALUNOS PUDERAM OBSERVAR A CULTURA VIVA.