O ESTUDO DISCUTE A GESTÃO DEMOCRÁTICA A PARTIR DO OLHAR SOBRE O PROCESSO INCLUSIVO. TEM COMO OBJETIVO GERAL ENTENDER COMO A GESTÃO DEMOCRÁTICA ACONTECE E PODE CONTRIBUIR COM A INCLUSÃO ESCOLAR. TENDO COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR AS AÇÕES DESSA MODALIDADE DE GESTÃO; CONHECER OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE O GESTOR DA ESCOLA PÚBLICA ENFRENTA E IDENTIFICAR COMO A GESTÃO DEMOCRÁTICA PODE BENEFICIAR O ACESSO DOS ALUNOS EM UM AMBIENTE INCLUSIVO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORAM UTILIZADOS AUTORES COMO LIBÂNEO (2007-2012), GADOTTI (2004) ENTRE OUTROS, POIS CONTRIBUEM PARA O ENTENDIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, ALÉM DE REVELAREM A IMPORTÂNCIA DE NOVOS OLHARES PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA. A RELEVÂNCIA DESSE TRABALHO ESTÁ EM SUSCITAR A REFLEXÃO DESSA TEMÁTICA E A MESMA JUSTIFICA-SE POR REFLETIR SOBRE OS DIFERENTES ASPECTOS QUE ENVOLVEM A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A INCLUSÃO ESCOLAR. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA E A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. OS DADOS LEVANTADOS, INFORMAÇÕES, FONTES, E PESQUISAS, CONTRIBUÍRAM COM O ESTUDO. PARA TANTO, PESQUISAR SOBRE O ASSUNTO NOS LEVA A PENSAR SOBRE AS AÇÕES PRATICADAS NO SOLO EDUCACIONAL E COMO INTERVIR E MELHORAR O PROCESSO INCLUSIVO ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO COLETIVA.