O PRESENTE ARTIGO PROPÕE A REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR /ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSIDERANDO QUE ESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO DEVE SER TRABALHADA NA PERSPECTIVA DO CUIDAR E DO EDUCAR, NÃO SE PODE DESCONSIDERAR A DIMENSÃO DO AFETO DENTRO DESSE PROCESSO FORMATIVO E RELACIONAL. ESTA PESQUISA TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO QUE INTENCIONA ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DESSA RELAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. BASEADO EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS COM REFERÊNCIAS A DIVERSOS AUTORES QUE ABORDAM O TEMA AFETIVIDADE, DOS QUAIS SE DESTACAM: SPINOZA (2009) WALLON (1992); OLIVEIRA (200); ALMEIDA (1999), BASTOS (2014), GALVÃO (2003). ACREDITAMOS E DEFENDEMOS ESSA ALEGRIA PRESENTE EM ESPAÇOS VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL. O SER HUMANO É UM ANIMAL RACIONAL, MAS TALVEZ MAIS QUE DO QUE ISSO O SER HUMANO SÃO ANIMAIS AFETIVOS. QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA EM UM LOCAL AFETUOSO, EM QUE SE IDENTIFICA COMO PARTICIPE, COM LIBERDADE DE EXPOR SUAS CURIOSIDADES, IDEIAS E DESEJOS, ELA SE SENTIRÁ MAIS SEGURA E CONFIANTE. DESTA FORMA, O ENSINO PODERÁ FLUIR DE FORMA MAIS SÓLIDA E AMOROSA. A VIDA AFETIVA DA CRIANÇA COMEÇA DESDE O SEU NASCIMENTO E TERÁ REFLEXOS NA VIDA ADULTA, NÃO PODEMOS DESCONSIDERAR, TAMBÉM, QUE O ALUNO SOFRE INFLUÊNCIA DO MEIO SOCIAL EM QUE VIVE.