O PRESENTE ESTUDO MOSTRA COMO O LÚDICO PODE SER UM RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, TENTANDO MOSTRAR DE QUE MANEIRA O BRINCAR ACONTECE NA VIDA DO INDIVÍDUO, E O QUANTO É IMPORTANTE PARA ELE NA SOCIEDADE. PERCEBE-SE QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS ESTÃO INCLUÍDOS NA VIDA DAS CRIANÇAS, POR ISSO, O LÚDICO É UM DOS FATORES INDISPENSÁVEIS NA RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO POSSIBILITANDO A SUA CRIATIVIDADE. PARA APROFUNDARMOS O NOSSO ESTUDO USAMOS OS SEGUINTES TEÓRICOS: GIL (1994), ALMEIDA (1998), VYGOTSKY (1988), BARBOSA(2003) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO QUALITATIVA E DESCRITIVA, E COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PROFESSORAS DA CRECHE QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PODE-SE DIZER QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS SÃO RECURSOS NECESSÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS CRIANÇAS. FICA CLARO QUE OS ESPAÇOS VOLTADOS A EDUCAÇÃO INFANTIL DEVEM SER APROPRIADOS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS QUE CONTRIBUAM PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. DESTA FORMA, JOGOS E BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA VÃO SERVIR COMO FONTE ESTIMULADORA E DESCONTRAÍDA NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PEQUENAS.