O LIVRO DIDÁTICO SE CONSTITUI COMO UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO QUE POSSUI OBJETIVO DE FACILITAR O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, ASSIM COMO PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO. CABE RESSALTAR QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO É FAVORECIDO ATRAVÉS DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO ENTRE O ALUNO E O MATERIAL INSTRUCIONAL, SENDO QUE O PROFESSOR SE TORNA RESPONSÁVEL POR ORGANIZAR E FACILITAR TODO ESSE PROCESSO E ASSIM TORNAR POSSÍVEL O APRENDIZADO. A PRINCÍPIO OS LIVROS SÃO PARÂMETROS DE ENSINO POIS O MATERIAL DIDÁTICO PRECISA MOSTRAR AOS ESTUDANTES UMA BOA FONTE DE APRENDIZADO. NO ENTANTO, ESTUDOS APONTAM QUE OS LIVROS DIDÁTICOS EM ESPECIAL OS DE BIOLOGIA UTILIZADOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS, MOSTRAM-SE COM INFORMAÇÕES DISPOSTAS DE FORMA LINEAR, FRAGMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS, QUE POR SUA VEZ ACABA POR LIMITAR A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. DIANTE DO EXPOSTO, É NOTÁVEL QUE HAJA PREOCUPAÇÃO NA FORMA E COMO SÃO ABORDADOS OS CONTEÚDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS EM ESPECIAL OS DE BIOLOGIA, HAJA VISTA QUE SERÁ A PRINCIPAL FORMA QUE OS ALUNOS TERÃO COMO FONTE DE PESQUISA. LOGO ESTE ESTUDO OBJETIVOU-SE ANALISAR O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS PRESENTES EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO UTILIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IFMA CAMPUS CAXIAS-MA. A PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, O CORPUS DA ANÁLISE FOI CONSTITUÍDO POR UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS CONTEÚDOS DE ZOOLOGIA DO SUBFILO DOS CEFALOCORDADOS PRESENTES NO LIVRO DE MOSTRAM-SE TOTALMENTE EM DESACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS.