OS CONCEITOS DE FÍSICA ESTÃO PRESENTES EM DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES. NO ENTANTO, É RECOMENDÁVEL QUE ESSA BASE CONCEITUAL CIENTÍFICA SEJA FOMENTADA NAS PRIMEIRAS FASES DO ENSINO BÁSICO ESCOLAR. A INSERÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS PODE SER CONCRETIZADA, POR MEIO DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS, UTILIZANDO APARATOS EXPERIMENTAIS ALTERNATIVOS E LÚDICOS QUE POSSIBILITEM A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. DIANTE DISTO, ESTE TRABALHO DE EXTENSÃO TEVE POR OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM MATERIAIS EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO ABORDANDO AS TRÊS LEIS DE NEWTON. FOI PROPOSTO AOS ALUNOS DO 9º ANO DE ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FLORESTA/PE, UMA SEQUÊNCIA DE CARÁTER INVESTIGATIVO, SENDO DIVIDIDA EM CINCO ETAPAS: I) SONDAGEM LÚDICA; II) EVIDENCIAÇÃO DA LEI DA INÉRCIA – ROTEIRO “MOEDA NO COPO”; III) CONSTATAÇÃO DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA – ROTEIRO “PAPEL IMPOSSÍVEL DE RASGAR” E “ATRITO DE SUPERFÍCIES”; IV) COMPREENSÃO DO PRINCÍPIO DA AÇÃO-REAÇÃO – ROTEIRO “CARRINHO-BALÃO”; E POR FIM, V) O USO DE UM PÓS-TESTE, COM PROBLEMAS CONCEITUAIS SOBRE O TEMA ABORDADO; SENDO TODAS AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS REALIZADAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. MEDIANTE ISTO, PODE-SE VERIFICAR QUE AS EXPERIMENTAÇÕES SE APRESENTARAM COMO AGENTES MOTIVADORES DO APRENDIZADO, REFORÇADO PELOS RESULTADOS DO PÓS-TESTE, O QUAL DEMONSTROU QUE 77% DOS ALUNOS CONSEGUIRAM ACERTAR TODAS AS QUESTÕES PROPOSTAS. COM ISTO, SE PODE CONCLUIR QUE A INSERÇÃO DESSAS ATIVIDADES PODE FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS, COM DÉFICITS ESTRUTURAIS DE LABORATÓRIOS, ALÉM DE ESTABELECER A FORMULAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE AS PROBLEMÁTICAS COTIDIANAS.