O ESTUDO OBJETIVA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS, TENDO ADOÇÃO DE PROJETOS DIDÁTICOS COMO MODALIDADE ORGANIZATIVA QUE OPORTUNIZA INTERATIVIDADE, O APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS, A LUDICIDADE, E A DINAMICIDADE NO PROCESSO DA AÇÃO EDUCATIVA. NA ESPECIFICIDADE BUSCA ACOMPANHAR 135H (CENTO E TRINTA CINCO) DE ESTÁGIO CURRICULAR; CONHECER O ENTENDIMENTO DOS ESTAGIÁRIOS SOBRE PROJETO DIDÁTICO; IDENTIFICAR SE A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO CONTRIBUI PARA A REFLEXÃO SOBRE O FAZER DOCENTE DO GRUPO DE ESTAGIÁRIOS. A PRESENTE ABORDAGEM APOIA-SE NA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, NA ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS E EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. A PESQUISA DE CUNHO EXPLORATÓRIA ENQUADRA-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, ACERCA DAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL, VIA ESTÁGIO CURRICULAR. OS DADOS DESTA PESQUISA FORAM AGRUPADOS E ANALISADOS UTILIZANDO O MÉTODO DE ANÁLISE TEMÁTICA. A PESQUISA PERMITIU CONHECER QUE O ESTÁGIO TROUXE UMA PERSPECTIVA PROFISSIONAL AOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, E FOI ALÉM DA TEORIA AO PROPORCIONAR A PRÁTICA, PARA A CONSTRUÇÃO DO PERFIL PROFISSIONAL DE UM(A) FUTURO(O)A PROFESSOR(A), SAINDO DO PENSAMENTO IDEALISTA E PARTINDO PARA A PRÁTICA, TENDO A CERTEZA DE QUE A FORMAÇÃO INICIAL MUITO CONTRIBUI PARA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA ADEQUADA À REALIDADE COMPLEXA, EMERGENTE E TRANSCENDENTE QUE REPRESENTA A ESCOLA, SUA CULTURA, SEU CLIMA ORGANIZACIONAL E SEU PROCESSO EDUCATIVO.