: O OBJETIVO DESSE ARTIGO É SEGUINDO A LEI 11.645 / 2008, QUE TORNA OBRIGATORIEDADE O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA ÁFRICA-INDÍGENAS, NAS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DO BRASIL.O SEGUINTE TRABALHO CONSTITUIU-SE A PARTIR DE UMA PESQUISA INVESTIGATIVA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS, POSSA AUXILIAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA. COMO PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DO JOGO DA ONÇA PARA LIBRAS ( LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ); TEVE COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL ANALISAR SUAS CONTRIBUIÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS RELACIONADOS COM A GEOMETRIA P|LANA. SEGUNDO BORIN,APUD KEGLER(1995,P.8) A ATIVIDADE DE JOGAR SE BEM ORIENTADO, TEM PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RACIOCÍNIO COMO ORGANIZAÇÃO, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, TÃO NECESSÁRIAS PARA O APRENDIZADO, EM ESPECIAL MATEMÁTICOS, E PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM APLICAÇÃO TRABALHA NOÇÕES DE GEOMETRIA E NOTAMOS COMO REALMENTE FACILITA O ENSINO E APRENDIZAGEM. O DESENVOLVIMENTO OCORREU OBEDECENDO AOS SEGUINTES PASSOS: UTILIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DE LIVROS E ARTIGOS DE AUTORES QUE JÁ TRABALHARAM COM TEMÁTICA; PRIMEIRAMENTE A PROPOSTA FOI ANALISAR QUAL CONTEÚDO MATEMÁTICO QUE PODEM SER TRABALHADO COM JOGO DA ONÇA, NO MESMO FORAM FEITOS TESTES ENTRE OS PESQUISADORES, LOGO DEPOIS COMEÇARAM FASE DE PLANEJAMENTO EM SIMULAÇÕES ASSIM ENTÃO PARTIMOS CONSTRUÇÃO DO TABULEIRO DO JOGO DA ONÇA COM ADAPTAÇÃO EM LIBRAS. SEGUINDO A PERCEPÇÃO, SURDOS E OUVINTES POSSAM INTERAGIR ATRAVÉS DO MATERIAL DIDÁTICO.