A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD NO BRASIL TEM SUAS ORIGENS FORMALMENTE RECONHECIDAS NUMA ÉPOCA QUE OS CURSOS DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAIS ERAM VEICULADOS POR CORRESPONDÊNCIAS (ATRAVÉS DOS CORREIOS), PELOS PROGRAMAS DE RÁDIO E CANAIS DE TV. COM O ADVENTO DA INTERNET E DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - TIC'S, OS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GANHARAM OS ESPAÇOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR, O RECONHECIMENTO LEGAL, ATRAVÉS DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDBN, LEI Nº 9.394 DE DEZEMBRO DE 1996, AMPARADA PELO DECRETO Nº 5.622, PUBLICADO NO DOU DE 20/12/05, COM NORMATIZAÇÃO DEFINIDA NA PORTARIA MINISTERIAL, Nº 4.361, DE 2004 E, COM ELES, MUITOS DESAFIOS A SEREM VENCIDOS. ASSIM, CENTRADO NUMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PROPOR REFLEXÕES A RESPEITO DOS ASPECTOS HISTÓRICOS QUE MARCAM A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - NO BRASIL E NO MUNDO; BEM COMO DISCUTIR AS DIFERENTES CONCEPÇÕES E OS DESAFIOS A SEREM VENCIDOS POR ESTA MODALIDADE DE ENSINO.
PALAVRAS-CHAVE:EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; FUNDAMENTOS HISTÓRICOS; DESAFIOS