COMUMENTE A MATEMÁTICA TEM SIDO ASSOCIADA, DE FORMA NEGATIVA, COMO UMA DISCIPLINA DIFÍCIL E ODIADA PELOS ESTUDANTES. CONTUDO, A AÇÃO DE DESCONSTRUIR ESTA PERSPECTIVA ERRÔNEA, PARTE DA CONSTRUÇÃO DE UM CONTEXTO EM QUE PERMITA A REFLEXÃO DO PROFESSOR SOBRE SUAS PRÁTICAS E ARQUITETE NOVAS E SEQUENTES MELHORIAS QUE ENVOLVAM: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DAS SESSÕES DIDÁTICAS. ESTE TRABALHO ANALISOU COMO UM GRUPO DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL EXPÕEM SEUS RACIOCÍNIOS MATEMÁTICOS FRENTE A VÁRIOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS, DE MODO QUE, USUFRUINDO DESTES CONHECIMENTOS, LHES SUBSIDIASSEM NOVAS PONDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DO RACIOCÍNIO ALGÉBRICO. A PARTIR DA EXECUÇÃO E REFLEXÃO SOBRE UMA SESSÃO DIDÁTICA, VIVENCIADA NOS PARÂMETROS DA SEQUÊNCIA FEDATHI, REFERENDADA POR UMA PESQUISA DESCRITIVA POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, ANO DE 2019, NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), DURANTE UMA FORMAÇÃO OFERTADA PELA PROFESSORA DA DISCIPLINA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO PERÍODO DE FÉRIAS. COMO CONSIDERAÇÕES, DE POSSE DOS CONHECIMENTOS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO FRENTE ÀS QUESTÕES MATEMÁTICAS, TANTO LICENCIADOS EM MATEMÁTICA COMO PEDAGOGOS DETERAM MELHORES INSTRUMENTOS DE PROPOSIÇÃO E DISCUSSÕES DESTAS QUESTÕES EM SALA DE AULA, PRINCIPALMENTE QUANDO MEDIADAS POR UMA METODOLOGIA QUE PROPORCIONE A AUTONOMIA INVESTIGATIVA DO ALUNO E A AÇÃO MEDIADORA DO PROFESSOR, ASSIM, ESTE TRABALHO BUSCA FORNECIMENTO ELEMENTOS METODOLÓGICOS QUE FOMENTEM ESSAS DISCUSSÕES SOBRE MELHORES PRÁTICAS DE ENSINO EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA.