A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE ESTÃO PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA. NESSA PERSPECTIVA, É NECESSÁRIO QUE O PROFISSIONAL PEDAGOGO TENHA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA OFERECER POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A EXPERIÊNCIA DE PESQUISA SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. PARA ISTO, ESTE ARTIGO DE PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA GRADUANDA NO CENÁRIO DA PESQUISA-AÇÃO. PARTICIPARAM QUATRO ALUNOS COM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, SÍNDROME DE DOWN E AUTISMO. PARA COLETA DE DADOS FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES, APLICAÇÃO DE EXAMES PIAGETIANOS E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA, VISANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS CONTRIBUEM PARA O ESTÍMULO DO CONHECIMENTO EM ALUNOS DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, SÍNDROME DE DOWN E AUTISMO. ASSIM, CONCLUI-SE QUE A PESQUISA PERMITIU UM OLHAR REFLEXIVO A RESPEITO DAS DIFICULDADES QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ENFRENTAM E COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PODEM INFLUENCIAR POSITIVAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.