A SOCIEDADE EM SUA GRANDE PARTE VIVE UMA REALIDADE ONDE AS TECNOLOGIAS SUPERAM BARREIRAS EM CRESCIMENTO ACELERADO. NESSE CONTEXTO, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) REPRESENTAM GRANDES POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE. DENTRO DESSE CONTEXTO REVOLUCIONÁRIO, O SISTEMA EDUCACIONAL VEM ATENTANDO DE FORMA AINDA DISCRETA ESSES NOVOS CONHECIMENTOS COMO FORMA DE DINAMIZAR A EDUCAÇÃO. PARA TANTO, PRETENDE-SE NESTE ARTIGO ABORDAR E COMPREENDER OS ELEMENTOS MATEMÁTICOS QUE COMPREENDEM JUNTAMENTE COM A MODELAGEM EM GEOPROCESSAMENTO, BEM COMO ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE O USO DAS TIC’S NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. TRATA-SE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO QUE POSSIBILITA MOLDAR A MATEMÁTICA, O GEOPROCESSAMENTO EM UM VIÉS TECNOLÓGICO, QUE ELABORADO A PARTIR DE UM TRABALHO DE CAMPO EXECUTADO EM UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR, POSSIBILITOU A ARGUMENTAÇÃO PARA ESSA PESQUISA. COMO RESULTADO DA PESQUISA, FOI POSSÍVEL COMPROVAR QUE A VIABILIDADE DA PROPOSTA DE INSERÇÃO DAS TIC’S COMO ALIADAS NO CONTEXTO CURRICULAR, CERTIFICA FAVORAVELMENTE A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. CONCLUI-SE CONFORME ESTUDO QUE, ALÉM DE INSERIR NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO, DEVE-SE A PRIORI ATENTAR SOBRE A PREPARAÇÃO DO PROFESSOR E SUA DISPOSIÇÃO PARA INOVAÇÃO, COM ISSO ENVOLVENDO TODA A CLASSE EDUCACIONAL DIANTE DE UMA NOVA POSTURA QUE REFLITA A UMA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E ACIMA DE TUDO DE QUALIDADE.