O ESTUDO CONSISTE NUMA PESQUISA EM AÇÃO SOBRE O LETRAMENTO LITERÁRIO E SEUS EFEITOS DE SENTIDO, SUGERINDO QUE HÁ UMA REINTERPRETAÇÃO DA OBRA PELO LEITOR, DE ACORDO COM A SUAS VIVÊNCIAS E CONHECIMENTOS PRÉVIOS. DESTE MODO, TOMAMOS AQUI COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO COM BASE NA TEORIA DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, APLICADA EM TRÊS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE BAYEUX-PB. FORAM ORGANIZADAS ATIVIDADES QUE PERMITIRAM AO ALUNO OBSERVAR, REFLETIR, ESCREVER, LER, REINTERPRETAR E SE AUTO AVALIAR AO LONGO DA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, A PARTIR DO TEMA GERADOR “FELICIDADE”. COMO RELATO DE EXPERIÊNCIA, CONCLUÍSSE INFERINDO QUE PARA ESTIMULAR A LEITURA EM SALA DE AULA É IMPRESCINDÍVEL QUE O DOCENTE CONDUZA AO ALUNO A SITUAÇÕES DE LEITURA PARA ASSIM REFLETIR SOBRE O QUE SE LER E SE POSICIONAR COMO LEITOR AUTOR.