É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARAR PARA FAZER UMA OBSERVAÇÃO COM RELAÇÃO A METODOLOGIA APLICADA PELOS PROFESSORES AO LONGO DO TEMPO, PODEMOS RESSALTAR QUE A MESMA SOFREU VÁRIAS ALTERAÇÕES QUE FORAM POSITIVAS PARA O ENSINO, COMEÇARAM A FAZER USO DE NOVAS METODOLOGIAS, E ASSIM AOS POUCOS FORAM MODIFICANDO O ENSINO, TENTANDO DEIXAR O MÉTODO TRADICIONAL PARA TRÁS. NO ENTANTO, SUA INFLUÊNCIA É MUITO GRANDE E, ATÉ HOJE, EM PLENO SÉCULO XXI VÁRIOS PROFESSORES UTILIZAM O MÉTODO DO ENSINO TRADICIONAL. PORÉM, DIANTE DESSAS INOVAÇÕES, AFIRMAMOS QUE ESSES ASPECTOS INCENTIVARAM O DOCENTE A BUSCAR NOVAS FONTES PARA SE HABITUAR AS NOVAS TECNOLOGIAS E ASSIM PODER APLICAR DENTRO E FORA DE SALA DE AULA, TANTO A PESQUISA QUANTO O ENSINO. ASSIM COMO AS METODOLOGIAS, O ENSINO DE GEOGRAFIA SOFREU ALTERAÇÕES AO LONGO DO TEMPO, CABE A ESTA CIÊNCIA INTERPRETAR O ESPAÇO SOCIAL, RESSALTANDO TANTO OS ASPECTOS HUMANOS QUANTO OS FÍSICOS, POIS A GEOGRAFIA CORROBORA PARA A COMPREENSÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS. O CENÁRIO ESCOLAR INTERFERE COMO UM INSTRUMENTO QUE AUXILIA NA ORIENTAÇÃO DO ENTENDIMENTO DA VISÃO DE MUNDO ATRAVÉS DO ENSINO DE GEOGRAFIA.