TÊM SE OBSERVADO O NÚMERO DE MULHERES PRESENTES EM CURSOS SUPERIORES DA ÁREA DA TECNOLOGIA, E PODE SER NOTADO QUE HÁ DEMASIADA EVASÃO, EM NÚMEROS PERCENTUAIS. DIANTE DISSO, NESTA INVESTIGAÇÃO, PRETENDE-SE REALIZAR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENTE AO HISTÓRICO SÓCIO E CULTURAL DA MULHER, COMO TAMBÉM APRESENTAR AS PIONEIRAS QUE CONTRIBUÍRAM COM A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DESEMPENHANDO RELEVANTE PAPEL, DESTACAR OS MOVIMENTOS QUE VISAM ATRAIR MULHERES PARA OS CURSOS DA ÁREA TECNOLÓGICA E FUTURAMENTE PARA O MERCADO DE TRABALHO, MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA TECNOLOGIA ATRAVÉS DO QUE SE TEM PUBLICADO. O MÉTODO UTILIZADO SERÁ UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA SOB ANÁLISE DO PERCENTUAL DO PÚBLICO FEMININO MATRICULADO EM CURSOS DA ÁREA DA TECNOLOGIA EM FACULDADES DO BRASIL, DESTACANDO A FATEC FACULDADE SENAI, ONDE SERÁ ANALISADO O NÚMERO DE MATRÍCULAS E DESISTÊNCIAS EM RELAÇÃO AO PÚBLICO MASCULINO, NOS CURSOS DE REDES DE COMPUTADORES E ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. ESPERA-SE COM ESTA PESQUISA OBTER RESPOSTAS DE FORMA GERAL POSSAM DESENVOLVER A PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO FEMININO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ENQUANTO CARREIRA PROFISSIONAL E PARA ATINGIR ESTES ANSEIOS PRETENDE-SE APRESENTAR A AMPLITUDE DAS POSSIBILIDADES DE MENINAS CURSAREM FACULDADE SUPERIOR NA ÁREA DE TECNOLOGIAS; ESTABELECER ENGAJAMENTO E INSPIRAÇÃO PARA MENINAS QUE CURSAM FACULDADE DE TI E QUE ENFRENTAM DIFICULDADES POR SEREM MINORIA EM SALA DE AULA E; SITUAR AS PROFISSIONAIS QUE SE FORMAM, PARA QUE SINTAM-SE PREPARADAS PARA A CONCORRÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO APÓS CONCLUSÃO DA FACULDADE.