ESTE TRABALHO VISA EXPOR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO MACROMAPAS, INICIATIVA VINCULADA AO LABORATÓRIO DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS E ESPAÇOS SIMBÓLICOS (LEGES) DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). O PROJETO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ATUAR PRODUZINDO DISCUSSÕES E FORMAÇÕES A RESPEITO DAS POTENCIALIDADES DO MAPEAMENTO COGNITIVO ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE; SISTEMATIZAÇÃO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS; E FORTALECEDORA DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA DIVIDE-SE EM TRÊS FASES A) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E MONTAGEM DOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO; B) EXECUÇÃO DE OFICINAS DE MINICURSO E DIVULGAÇÃO DOS PRODUTOS COGNITIVO-CARTOGRÁFICOS; C) ANÁLISE DOS PRODUTOS E DISPONIBILIZAÇÃO DE CARTILHA SOBRE O MAPEAMENTO COGNITIVO. APONTAM-SE COMO RESULTADOS, PORTANTO, MECANISMOS QUE AUXILIAM NO TRABALHO COM MAPAS COGNITIVOS, ENTENDENDO-OS ENQUANTO ARTIFÍCIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE FUNDAMENTAM A ARTICULAÇÃO DE DIFERENTES CONHECIMENTOS EM REDE. NESTE SENTIDO, TANTO A CARTILHA PRODUZIDA COMO OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO REALIZADOS FIGURAM COMO IMPORTANTES FERRAMENTAS NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO A RESPEITO DO MAPEAMENTO COGNITIVO.