EM UMA PERSPECTIVA INTER/TRANSDISCIPLINAR, A LINGUÍSTICA APLICADA BUSCA DIALOGAR COM DEMAIS ÁREAS DO SABER, COMO AS CIÊNCIAS DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO, NO INTUITO DE ESTUDAR A ATIVIDADE DE PROFESSORES, A PARTIR DA ANÁLISE DAS VERBALIZAÇÕES DOS DOCENTES, DE MODO A CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS, SEJA INICIAL E/OU CONTINUADA. DIVERSAS PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL E NO EXTERIOR, ANCORADAS NA CLÍNICA DA ATIVIDADE, TÊM TOMADO A ATIVIDADE DE PROFESSORES ESTAGIÁRIOS COMO OBJETO DE ESTUDO E LANÇADO MÃO DO QUADRO METODOLÓGICO DA AUTOCONFRONTAÇÃO, O QUAL TEM O APORTE DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE VIGOTSKI E DO DIALOGISMO BAKHTINIANO. ASSIM, RECORRENDO À CLÍNICA DA ATIVIDADE, À AUTOCONFRONTAÇÃO, E APOIADOS NA COANÁLISE DA ATIVIDADE DE DOIS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS DE LETRAS-FRANCÊS, PARTICIPANTES DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, ESTE ESTUDO OBJETIVA APRESENTAR COMO O QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO DA AUTOCONFRONTAÇÃO PODE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, SOBRETUDO POR POSSIBILITAR QUE ESTAGIÁRIOS PASSEM A TER UMA POSTURA CRÍTICO-REFLEXIVA A RESPEITO DE SUA ATIVIDADE. ENTENDEMOS QUE A ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DOS ESTAGIÁRIOS, EMERGENTES DAS TROCAS VERBAIS PROVENIENTES DAS INTERAÇÕES (E COANÁLISES) DURANTE AS FASES DA AUTOCONFRONTAÇÃO, POSSIBILITOU-NOS IDENTIFICAR E COMPREENDER ANSEIOS, SOBRETUDO A INSEGURANÇA, COMUM AOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS.